O deputado federal Coronel Assis (União-MT), vice-líder da Oposição na Câmara, teceu duras críticas ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, após mais uma declaração polêmica em relação à segurança pública.
Em reunião com um grupo de advogados da esquerda nesta segunda-feira (14), o ministro disse que "o Brasil tem uma cooperação muito mais intensa junto a outros países quando o assunto é segurança do que entre os estados da federação".
Para o deputado federal Coronel Assis, a declaração é "desastrosa e um ataque direto às polícias" de todos os estados brasileiros.
"Uma manifestação totalmente deslocada de quem, com certeza, não conhece nada de Segurança Pública, senhor presidente. Depreciando todo o trabalho policial feito pelas polícias estaduais em todos os estados. Nós estamos há três anos já da gestão do governo federal. Três anos! E a política de Segurança Pública brasileira é zero. E agora eles vêm com essa PEC, a chamada PEC da demagogia. Uma PEC que não enfoca as causas da criminalidade", criticou duramente o parlamentar em discurso da tribuna da Câmara.
Assis destacou que a pauta da segurança pública sempre foi uma luta da direita. "Porque a esquerda brasileira sempre teve a pecha de achar que o criminoso é um coitadinho, que não teve oportunidade social e está no crime por falta de opção. O crime organizado tomou conta do país. Nós estamos indo ao fundo do poço", enfatizou.
O parlamentar tem feito importantes críticas ao projeto de emenda à Constituição (PEC da Segurança) apresentado pelo ministro Lewandowski na última semana, e apontou que um dos grandes riscos do projeto, como apresentado pelo governo, é o de enfraquecer as polícias estaduais e desfigurar as polícias federais.