Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,69 | EURO R$ 6,46

25 de Abril de2025


Área Restrita
sindicato

Opinião Quinta-feira, 10 de Abril de 2025, 08:19 - A | A

Quinta-feira, 10 de Abril de 2025, 08h:19 - A | A

MISTÉRIO

De que vivem os trabalhadores "Sem Terra", que reivindicam terras, mas não trabalham?

Como vivem, como compram, como conseguem ficar tanto tempo acampados?

VILMAR KAIZER

O título em forma de pergunta se refere a uma questão lógica: se a grande maioria dos 'trabalhadores" do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), vivem acampados e sem terra, então eles não trabalham. O próprio Movimento confirma que no Brasil existem mais de 90 mil famílias acampadas.

Daí a questão: como vivem, ou melhor, sobrevivem, se alimentam, se vestem, compram carros, este trabalhadores sem trabalho. E nunca tiveram um pedaço de terra, como hoje se declaram 'trabalhadores sem terra"?

Um outro aspecto bastante peculiar quando o assunto é reivindicar áreas para se estabelecerem e começar a um dia trabalhar, a grande maioria aguarda por áreas boas, ou seja, bem tratadas, quem sabe talvez uma fazenda produtiva e que seja desapropriada.

Não se encontram muitos integrantes de tais movimentos pedindo áreas de terra que ainda não produzem, como cerrados, regiões ainda sem tratamento, seja com calcário ou outros nutrientes. Essas áreas sim, em princípio poderiam ser inicialmente formadas, cultivadas e se tornar produtiva por parte dos nobres integrantes dos movimentos.

Mas geralmente o que se vê, além da invasão das sedes dos INCRAS no país, são muitas pessoas que sequer parecem ter conhecimento com a "lida" do campo, que saibam cultivar, plantar, colher, criar animais. Há exceções, assim como há muitas notícias de vendas de lotes que são entregues a muitos assentados, mas que não permanecem no local.

Então, nesse processo de que a cada dia surgem mais "sem terra" no país, é fato que apenas UMA Reforma Agrária não irá resolver a situação de quem se declara "trabalhador sem terra", mas que na verdade não trabalha "mas vive", mesmo sem ela.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

 
sicoob final de materia

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

redacao@jornalodiario.com.br