Sábado, 19 de Abril de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,81 | EURO R$ 6,61

19 de Abril de2025


Área Restrita

Opinião Quinta-feira, 17 de Abril de 2025, 09:27 - A | A

Quinta-feira, 17 de Abril de 2025, 09h:27 - A | A

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Datas festivas são uma verdadeira "festa" para os gastos; por isso, atenção às compras de Páscoa

Algumas sugestões podem ajudar a comemorar durante os festejos e não se arrepender depois

VILMAR KAIZER

POR: VILMAR KAIZER

A proximidade de todas as datas comemorativas, sejam religiosas ou não, sempre chama a atenção para a compras de presentes, as confraternizações em famílias, os jantares ou almoços de confraternização. Mas isso também é sinal, nada mais, nada menos do que gastos e muitas vezes comprometimento no orçamento familiar.

As compras por impulsos, os parcelamentos a perder de vista e as promoções que parecem muito, mas muito especiais, podem não parecer mais quando passa a euforia dos festejos.

Por isso, nesta Semana Santa, que antecede a comemoração da Páscoa para os cristãos católicos é preciso muita atenção, tanto na compra de presentes (chocolates, ovos de Páscoa e outros atributos), quanto em gêneros alimentícios, principalmente para quem gosta do bom e velho Bacalhau.

Bem, diante disso é possível elencar algumas atitudes que podem ajudar a prevenir dores de cabeça futuras. A primeira delas é a costumeira atenção ao orçamento disponível. Não se pode gastar mais do que se tem, isso é uma lógica, nem sempre seguida, mas, importante. Documentar esses gastos e avaliar antes o quanto se pode gastar é o primeiro passo.

O segundo é “saber gastar” na hora da compra. Se atentar realmente ao que é necessário naquele momento fará com que se evite, primeiro o desperdício e junto com ele os excessos. Na compra de ovos de Páscoa, por exemplo, comprar aquele que realmente se encaixa na quantia de dinheiro que se tem disponível para gastar, não aumentando consideravelmente as despesas no “cartão”, por exemplo.

O terceiro aspecto a ser observado é a forma de pagamento. Isso porque no caso de não ser a vista, o parcelamento precisa ser pensado de forma objetiva, sem vir a comprometer em demasia o saldo futuro.

Definidas essas questões, é hora então de ir às compras e aí vale muito a pesquisa, a comparação de preços, tamanhos, pesos e marcas dos produtos a serem adquiridos. Algumas variações e isso é comprovado, podem chegar a 400% no caso de chocolates. Então, é preciso ter tempo para ir atrás. Antecipe-se.

Também há opções diferentes daquelas compras das grandes e tradicionais marcas. Muitas pessoas vendem produtos ‘artesanais’, ‘caseiros’ e aí a dica é buscar conhecer realmente o fornecedor e claro, se obedece principalmente às exigências da fiscalização sanitária.

Outra dica que costumeiramente pode significar economizar uma quantia de dinheiro é a compra coletiva, geralmente quando a família é grande e a compra de diversas unidades irá significar um custo benefício melhor para todos.

E por último, a melhor e maior dica é: celebrar o real sentido da data. No caso da Páscoa, uma festa religiosa, é a morte e ressurreição de Jesus, então, apesar dos festejos e confraternizações, sempre ter em mente que a essência não pode ser perdida e a simplicidade significa muito.

Observadas essas atitudes, só nos resta desejar uma feliz, santa e abençoada Páscoa a todos!

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]