Terça-feira, 15 de Abril de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,89 | EURO R$ 6,66

15 de Abril de2025


Área Restrita

Opinião Terça-feira, 15 de Abril de 2025, 17:10 - A | A

Terça-feira, 15 de Abril de 2025, 17h:10 - A | A

AUSÊNCIA DE DIÁLOGO

CUIDADO COM O ISOLAMENTO: O PERIGO DE SE COMUNICAR POR REDE SOCIAL

Após uma análise dos 100 dias da administração, percebe-se uma clara falta de comunicação tanto entre o Executivo e o Legislativo quanto com a sociedade. E

VILMAR KAIZER

Um bom jornalismo é aquele que se baseia em perguntas incisivas e busca respostas genuínas, em vez daquelas que agradam, pois isso se assemelha mais à assessoria de imprensa. A célebre máxima de que não são as respostas que movem o mundo, mas as perguntas, se torna cada vez mais relevante, em tempos onde o pessoal da “dancinha”, da “nudez” dos vídeos engraçados são elevados ao nível de “influenciadores” da sociedade ou de seus seguidores. 

Em contrapartida à 'cultura' de se informar de maneira superficial ou apenas prazerosa, o Jornal O Diário tem se dedicado a apresentar conteúdos relevantes e temáticos, - produzidos por quem concluiu a faculdade de jornalismo, portanto, se preparou para isso, - que refletem o cotidiano da sociedade primaverense. Nesta edição, algumas páginas são dedicadas a analisar os primeiros 100 dias da Administração Pública Municipal, abrangendo tanto o Executivo quanto o Legislativo. Vamos relembrar propostas do prefeito eleito, Sergio Machnic, apresentadas durante a campanha, que visam moldar o futuro de Primavera do Leste. Porém, se você é daqueles que se informam por rede social, pare por aqui e aguarde pelo próximo vídeo.  

No que diz respeito ao Executivo, o slogan “Avançar 50 anos em 4” foi um dos principais motes da campanha e acabou sendo ainda mais reforçado após o início do mandato. Com a chegada dos primeiros três meses — ou 14 semanas, ou, como preferem dizer, os tradicionais “100 dias” — é preciso lembrar que o próprio gestor já vinha afirmando: antes de tudo, era necessário “organizar a casa”. Nesse período, foram nomeados secretários, coordenadores, assessores e outros cargos, segundo o prefeito, todos técnicos. Inclusive, algumas mudanças e substituições já ocorreram. É inegável que toda nova administração precisa se inteirar dos números, do andamento dos processos, das contas a pagar e do novo orçamento que foi aberto. Tudo isso exige tempo, mas também gera expectativas e cobranças quando na visão do povo o resultado está lento. Seja para se comunicar, seja para anunciar resultados. Como veremos, já há realizações concretas, compromissos assumidos e ações em andamento. No entanto — e sempre há um “mas” —, apesar do trabalho e do empenho da gestão, especialmente na figura do prefeito Sergio, também existem problemas.

No que diz respeito ao Legislativo, passados os primeiros 100 dias, ainda não se consolidou uma comunicação oficial entre o Poder e a sociedade. As informações têm chegado de forma dispersa, por meio de publicações individuais dos vereadores em redes sociais ou em matérias pontuais na imprensa — sempre com caráter pessoal, sem uma identidade institucional que represente, de fato, o Poder Legislativo. É preciso reconhecer, no entanto, que a atual composição da Câmara é formada por homens e mulheres com propósitos bem definidos em prol de Primavera do Leste. Alguns nomes, inclusive, têm se destacado pelo trabalho incansável em favor da população.

Ajustes na comunicação, tanto interna quanto entre os Poderes, serão bem-vindos e certamente fortalecerão o diálogo com a sociedade.

Até o momento, a administração tem demonstrado compromisso com a integridade e o cuidado na gestão da coisa pública. No entanto, esse esforço tem sofrido críticas de vereadores da oposição e sofre com o silêncio dos considerados vereadores da situação.

Estaria o prefeito, dentro de uma bolha? Não parece provável. Mas, é importante destacar: nenhum político sobrevive por muito tempo “dentro da bolha”. Será que membros da equipe, na tentativa de se proteger a qualquer custo, podem estar blindando o acesso à informação — tanto para a sociedade quanto para o prefeito? Evitam levar situações “desagradáveis” ao chefe! É fato que alguns casos, sequer atendem ligações ou respondem mensagens quando são procurados.

Só o fazem quando lhes convém, usando vídeos em rede social. Talvez falte autonomia. Se for esse o caso, não conseguirão desempenhar plenamente suas funções. Se autonomia não é o problema, então o que se vê é despreparo, medo de se comprometer ou até mesmo incompetência em dar explicações claras e responsáveis à imprensa. Para que os trabalhos avancem e o time – mandatários dos poderes e serventuários - funcione bem, é fundamental que todos joguem juntos, com coesão e transparência mostrando para sociedade propostas e concretização de projetos e promessas assumidas.

NA EDIÇÃO IMPRESSA DO DIÁRIO, UM RESUMO DO PLANO DE GOVERNO, DAS AÇÕES E REALIZAÇÕES DO EXECUTIVO E DO LEGISLATIVO PRIMAVERENSE.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]