Foto- O LIVRE
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, participou da aula da disciplina “Decisão Algorítmica”, ministrada nesta sexta-feira, 11 de abril, pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas, MPC-MT, Alisson Carvalho de Alencar.
O conteúdo integra o 1° Doutorado Interinstitucional em Direito do estado, fruto de parceria entre o TCE-MT, o Tribunal de Justiça, TJMT, o Ministério Público, MPMT, e a Faculdade Autônoma de Direito, FADISP./ Ao destacar a formação de excelência garantida pelo doutorado, Sérgio Ricardo afirmou que novas turmas devem ser abertas nos próximos anos.
Ele assegurou que: “Estou muito feliz que está dando certo e, por isso, acredito que não podemos parar. Esse grande doutorado interinstitucional, que é o primeiro da história, não será isolado. Vamos trabalhar para que novas turmas comecem nos próximos anos, com dez vagas por instituição”.
A pós-graduação foi lançada em outubro de 2024 e teve início em dezembro, com aula inaugural da disciplina “Teoria da Norma Jurídica”./ A iniciativa integra uma ampla grade de capacitações lançada por Sérgio Ricardo para este ano, que inclui, por exemplo, um MBA voltado à gestão.
E ainda de acordo com o presidente Sérgio Ricardo: “O tribunal está preocupado com a gestão para melhores resultados na aplicação de recursos públicos, principalmente entre os gestores que assumiram neste ano. Nosso MBA, por exemplo, contou com aproximadamente 1.500 inscrições”./ Agora, ao tratar sobre “Decisão Algorítmica”, Alisson Alencar propôs reflexões sobre o uso ético e eficiente da inteligência artificial no sistema de justiça.
Sonora: Alisson Carvalho de Alencar - procurador-geral do MPC-MT
A aula incluiu temas como proteção de dados, transparência e limites do uso de ferramentas como o ChatGPT, contribuindo para que os participantes compreendam os impactos das novas tecnologias na atuação jurídica e nos órgãos de controle.
Neste contexto, o diretor-geral da Escola Superior da Magistratura, Esmagis-MT, do TJMT, desembargador Márcio Vidal, apontou que a adaptação às tecnologias é fundamental para melhorar o serviço prestado pelas instituições.
Sonora: Márcio Vidal - desembargador diretor-geral da Esmagis-MT
O diretor da Escola de Direito da FADISP, professor Thiago Matsushita, destacou que as próximas etapas incluem atividades como a publicação de trabalhos, estágio docente e a possibilidade de participarem de um fórum internacional na Espanha e na Itália, em julho.
Sonora: Thiago Matsushita - diretor da Escola de Direito da FADISP
Com 30 inscritos o doutorado tem duração de quatro anos e é realizado integralmente em Cuiabá, ampliando o acesso à capacitação a profissionais do estado./ É o caso do juiz Cássio Furim, da comarca de Sinop, que fica 400 km da Capital.