Kethlyn Moraes
RD NEWS
Foto-Agência da Notícia
Oministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou, nesta quarta-feira (09) que o traçado oficial da BR-242, que liga a BR-163 até a BR-158, no Vale do Araguaia em Mato Grosso, foi aprovado pela diretoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O Governo já estudava alternativas ao traçado da rodovia há anos, buscando contornos que desviassem da área de abrangência de território indígena.
A BR-242 liga os dois dos mais importantes corredores de escoamento da safra brasileira. A definição do traçado permite o avanço do licenciamento, que, segundo o ministro, deve ficar pronto neste ano, para que sejam dadas as ordens de serviço para o início da pavimentação da rodovia.
"Com a definição oficial do traçado e a federalização, o Dnit assume o traçado e já começa a contratar imediatamente a manutenção desse trecho, dando trafegabilidade, mais tranquilidade para o ir e vir da população do Araguaia mato-grossense", afirma Fávaro.
Imbróglio
A pavimentação em alguns trechos da BR-42 estava com o processo travado pois são necessários o Licenciamento Ambiental e estudos de componente indígena, já que os trechos dos lotes que passam por Gaúcha do Norte e Querência possuem interferência de terra indígena, passando ao sul do Parque do Xingu.
O estudo de traçados alternativos leva em consideração um sistema interligado de rodovias municipais e substituição de pontes de madeira, que permitirão um fluxo mais eficiente.
Ao todo, a BR-242 tem 2.311 km de extensão que vão da Bahia até Mato Grosso. Com a ligação às BRs 163 e 158, é também uma alternativa importante para o escoamento da produção tanto pelos portos do arco norte, quanto do arco sul, garantindo mais competitividade à região.
Além do escoamento da safra, a obra é importante para o transporte escolar, de pacientes e o deslocamento das pessoas da região.