Fábio Parente, 45 anos, casado e pai de dois filhos, é o atual Secretário de Desenvolvimento de Primavera do Leste. Natural de Cuiabá e residente na cidade há sete anos, Parente possui uma sólida trajetória no serviço público, sempre voltada ao aprimoramento da gestão e do desenvolvimento regional.
Formado em Gestão de Recursos Humanos, Fábio construiu uma carreira de destaque na administração pública. Ao longo dos anos, teve a oportunidade de atuar como assessor parlamentar e desempenhou um papel fundamental na coordenadoria de Indústria e Comércio de Primavera do Leste. Sua experiência se aprofundou ainda mais quando assumiu a posição de chefe de Gabinete na última gestão municipal, coordenando ações estratégicas para o crescimento da cidade.
Com foco no desenvolvimento e na melhoria contínua dos serviços públicos, Parente traz consigo uma visão ampla e inovadora, sempre buscando soluções eficazes para a população.
Jornal O Diário: Quais são suas principais prioridades como secretário de Desenvolvimento de Primavera do Leste neste novo mandato?
Fábio Parente – sec. de Desenvolvimento: Nossa prioridade é criar um ambiente favorável ao crescimento econômico sustentável, incentivando a geração de empregos, atração de investimentos e fortalecimento do setor produtivo. A SEDEC é uma secretaria estratégica de fomento a políticas públicas que permitam a expansão de setores comerciais e industriais no município e, nesse sentido, estamos bastante alinhados com o Executivo Municipal, sob a gestão do prefeito Sérgio Machnic e a vice-prefeita Iva Viana, para consolidar Primavera do Leste como um polo de desenvolvimento regional.
Jornal O Diário: Quais projetos ou iniciativas você planeja implementar para fomentar o crescimento econômico da cidade?
Fábio Parente – sec. de Desenvolvimento: Estamos trabalhando em iniciativas de desburocratização que possibilitem celeridade nos processos empresariais, incentivos fiscais estratégicos que possam atrair novas indústrias e uma melhor infraestrutura para zonas industriais do município. Além disso, buscaremos parcerias público-privadas para impulsionar setores como a agricultura, indústria e comércio. Vamos reforçar também as parcerias com segmentos importantes do estado, como o Parque Tecnológico do Governo de Mato Grosso e a SEDEC estadual, além das entidades locais como a Aciple, CDL, Câmara de Vereadores, Instituto Federal de Mato Grosso, sindicatos, instituições superiores de ensino, entre outras que muito contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de Primavera.
Jornal O Diário: Como a sua secretaria pretende atrair novos investimentos para Primavera do Leste?
Fábio Parente – sec. de Desenvolvimento: Para atrair novos investidores, estamos investindo na divulgação das potencialidades da cidade, além de oferecer incentivos competitivos e segurança jurídica. Também estamos fortalecendo nossa infraestrutura para que as empresas encontrem aqui um ambiente favorável para crescer. Sabemos que Mato Grosso é um dos estados do país com maior avanço na produção industrial e trabalharemos para que Primavera do Leste continue seguindo na direção de impulsionar esses resultados.
Jornal O Diário: Como você avalia o atual cenário econômico da cidade e quais ações estão sendo pensadas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos?
Fábio Parente – sec. de Desenvolvimento: Primavera do Leste tem um cenário econômico promissor, com forte crescimento no agronegócio e indústria. É preciso que haja também uma diversificação da economia. E temos a intenção de atuar conjuntamente com as demais secretarias municipais para que esse crescimento seja refletido em áreas como mobilidade, saúde e educação e assim garantir qualidade de vida à população.
Jornal O Diário: Quais são as ações planejadas para fortalecer o turismo na região?
Fábio Parente – sec. de Desenvolvimento: Nosso foco é explorar o potencial turístico da região, promovendo eventos culturais, esportivos e gastronômicos. Também trabalhamos para valorizar o ecoturismo e os atrativos naturais, criando uma infraestrutura adequada para receber visitantes.
Jornal O Diário: O que está sendo feito para apoiar o empreendedorismo local?
Fábio Parente – sec. de Desenvolvimento: Estamos implementando programas de capacitação, acesso ao crédito e incentivo à formalização de pequenos negócios. Além disso, promoveremos feiras e eventos para conectar empreendedores locais com investidores e consumidores, gerando assim um cenário de expansão empresarial sólido e inovador.
Jornal O Diário: Quais são suas expectativas para o desenvolvimento de Primavera do Leste nos próximos 5 anos?
Fábio Parente – sec. de Desenvolvimento: Acreditamos que Primavera do Leste continuará sendo uma referência em desenvolvimento no estado e nossa atuação será sempre neste sentido. Com ações planejadas, esperamos atrair mais investimentos, geração de empregos e melhoria na infraestrutura, tornando a cidade ainda mais competitiva e próspera.