A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) será parceira do Governo do Estado e outras instituições em um trabalho coletivo e integrado para fomentar a modernização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em Mato Grosso. O tema foi debatido nesta sexta-feira (14) entre o presidente da AMM, Leonardo Bortolin, e a Secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema – MT), Mauren Lazzaretti. Participaram também da reunião equipe técnica da associação e a secretária adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto.
Durante a reunião, a titular da Sema apresentou a proposta do Car Digital 2.0, que prevê uma análise automatizada de todos os cadastros ambientais no estado, utilizando tecnologia de imagem de satélite. O objetivo é agilizar a regularização das propriedades rurais com base nas normas estabelecidas pelo Código Florestal brasileiro. Em Mato Grosso, há 156 mil imóveis na base de dados do Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar), dos quais 123 mil pertencem a pequenos produtores e representam menos de quatro módulos fiscais.
O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, destacou a importância da regularização dos imóveis rurais para fortalecer principalmente os pequenos produtores, fomentar a economia local e garantir o cumprimento da legislação ambiental. “A AMM fará parte dessa gestão compartilhada com os órgãos de governo pela regularização das propriedades, com base no planejamento do uso do solo, preservação de reservas legais e cumprimento às demais normas legais”.
O assunto estará em pauta na próxima terça-feira (18), na abertura do Encontro Mato-grossense de Municípios, que será realizado pelo Tribunal de Contas e AMM, no Cenarium Rural, em Cuiabá. Durante o evento, será assinado um Protocolo de Intenções com a participação da associação e outras instituições para ampliar a rede de apoio e adesão dos municípios à proposta de aprimoramento do CAR em Mato Grosso.