O Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos decidiu manter até o dia 17 de fevereiro a consulta pública relativa ao Programa de Investimentos Privados em Aeroportos Regionais (Ampliar), uma iniciativa que visa a infraestrutura aeroportuária regional nos estados.
O prazo maior se deu em função do interesse das concessionárias em cada um dos aeroportos privados existentes em pelo menos cinco estados, divididos em blocos.
O aeroporto de Primavera do Leste consta como integrante do bloco 11, do qual fazem parte ainda Canarana e Porto Alegre do Norte. Todavia, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Fábio Parente, não existe interesse neste momento por parte da Administração municipal, em privatizar o aeroporto. "Isso porque nós estamos em fase de finalização do projeto para ampliação da pista do aeroporto, bem como reforma do local e embarque e desembarque, entre outras particularidades", explica ele.
Fábio explica ainda que inclusive fora liberada dotação orçamentária estadual para realização de parte dessas obras, mas tudo depende da finalização deste projeto, o que ele acredita, aconteça até o final deste mês de fevereiro. "Temos já uma nova reunião entre representantes do município e do estado, programada e acredito que estando tudo certo, em breve as obras possam ter início", acrescenta.
Em relação ao tamanho da pista, deverá ser ampliada em pelo menos 600 metros, bem como os estudos vão possibilitar um incremento na base, permitindo pousos e decolagens de aeronaves com pesos maiores. Em relação aos custos o secretário destaca que, concluído o projeto os valores deverão ser definidos.