Sábado, 26 de Abril de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,69 | EURO R$ 6,48

26 de Abril de2025


Área Restrita

Polícia Sexta-feira, 25 de Abril de 2025, 07:14 - A | A

Sexta-feira, 25 de Abril de 2025, 07h:14 - A | A

'ORCRIM 66'

Polícia prende três por esquema de extorsão em distribuidora de água

Ao todo, foram cumpridos 17 mandados judiciais, sendo três de prisão preventiva, sete de busca e apreensão domiciliar e outras sete medidas cautelares de quebra de sigilo bancário, expedidos pelo Núcleo de Inquéritos Policiais da Comarca de Cuiabá

DA REDAÇÃO

Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta sexta-feira (25) a Operação “Orcrim 66”, contra integrantes de uma facção criminosa instalada na região do município de General Carneiro (442 km  de Cuiabá). Ao todo, foram cumpridos 17 mandados judiciais, sendo três de prisão preventiva, sete de busca e apreensão domiciliar e outras sete medidas cautelares de quebra de sigilo bancário, expedidos pelo Núcleo de Inquéritos Policiais da Comarca de Cuiabá.

As ordens judiciais foram embasadas pela investigação conduzida pela Delegacia de General Carneiro  que apura um esquema de extorsão e lavagem de dinheiro praticado contra estabelecimentos comerciais que atuam na distribuição de água mineral.Os suspeitos são investigados pelos crimes de extorsão qualificada e organização criminosa.

Além da responsabilização penal dos envolvidos, a ação visa o fortalecimento da segurança pública local e a garantia de que a população de General Carneiro possa exercer livremente suas atividades comerciais sem o domínio ou interferência de facções criminosas.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

 

INVESTIGAÇÃO

Durante diligências, foi identificada a prática sistemática de extorsão contra comerciantes locais, realizada pelos envolvidos que exigiam pagamentos ilícitos, denominados “caixinha”, incidentes sobre cada unidade de galão de água mineral comercializada em General Carneiro.

Além da cobrança ilegal, os investigados também tentavam impor a aquisição compulsória de produtos fornecidos por empresas vinculadas ao grupo criminoso, mediante uso de ameaças, coação e violência.

Entre os fatos apurados, destaca-se um episódio de incêndio criminoso em estabelecimento comercial, ocorrido após a recusa do proprietário em pagar a quantia exigida pelos criminosos, bem como a realização de videochamadas durante as extorsões, em que indivíduos armados apareciam para intimidar as vítimas.

OPERAÇÃO ORCRIM 66

O nome faz referência ao quilômetro 66 da Rodovia BR-070, onde está situada a cidade de General Carneiro e onde se concentram as ações do grupo criminoso.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]