Vendas brasileiras ao país cresceram 346,4% entre janeiro e março, em relação a igual período de 2024.
Os EUA se tornaram o maior importador de ovos do Brasil, ultrapassando bem os Emirados Árabes, informou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Entre janeiro a março, os EUA importaram 2.705 toneladas de ovos, percentual 346,4% maior em relação ao mesmo período do ano passado.
Em seguida estão Emirados Árabes, com 1.422 toneladas (-9%), Chile, com 1.182 toneladas (+65,4%), Japão, com 846 toneladas (132,4%) e México, recentemente aberto, com 576 toneladas.
A forte expansão das compras dos Estados Unidos ocorre em meio a surto de gripe aviária no país, que dizimou milhares de aves no país, e levou o preço dos ovos a níveis recordes.
No Brasil, a situação está controlada, e não há registros de gripe aviária em granjas comerciais. Mesmo assim, o preço do ovo também disparou.
Somente em março, o custo do ovo subiu 20% em relação a fevereiro, segundo dados do IBGE. Dentre os motivos da alta, estão a demanda aquecida pela Quaresma, o calor que afetou a produtividade das aves e a alta do preço do milho.