A área destinada ao cultivo de milho em Mato Grosso para a safra 2024/25 foi revista para cima pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Segundo o boletim semanal divulgado nesta segunda-feira (7), a nova estimativa aponta 7,02 milhões de hectares plantados, o que representa um aumento de 0,23% em relação à projeção anterior e de 3,20% em comparação com o ciclo passado.
De acordo com o Imea, o avanço está relacionado à valorização dos preços do cereal em 2025, o que tem tornado a cultura mais atrativa para os produtores no estado. “A alta nos preços contribuiu para uma maior intenção de plantio, resultando na elevação da área prevista”, informou o instituto.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Apesar do aumento na área, a produtividade permanece em 111,72 sacas por hectare, mesma média registrada nas últimas três safras. A estimativa de produção total para o ciclo 2024/25 é de 47,05 milhões de toneladas. O volume representa uma leve alta de 0,23% em relação à previsão anterior, mas ainda é 0,27% menor que o resultado obtido na temporada 2023/24.
O instituto ressalta que o mês de abril será decisivo para a definição do potencial produtivo do milho. “As condições climáticas, como o regime de chuvas e as temperaturas, além da incidência de pragas e doenças, precisam ser monitoradas de perto”, aponta a análise.