Agrolink - Aline Merladete
Foto-Stoller
A produção de soja em Mato Grosso segue em ritmo de alta e deve alcançar volume recorde na safra 2024/25. Segundo informações do boletim informativo do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a expectativa é de que o estado colha 50,34 milhões de toneladas da oleaginosa. O número representa um crescimento expressivo de 28,91% em relação à safra anterior, impulsionado principalmente pelo bom desempenho das lavouras e condições climáticas favoráveis.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
De acordo com o Imea, a área plantada foi mantida em 12,66 milhões de hectares, o que representa um avanço de 1,47% na comparação com o ciclo passado. Mesmo sem grandes variações de expansão territorial, o fator que puxou o aumento da produção foi a produtividade. A média estadual ficou em 66,26 sacas por hectare, registrando o maior rendimento da série histórica do instituto.
O boletim destaca que o bom resultado se deve à regularidade das chuvas ao longo do ciclo da cultura, o que favoreceu o desenvolvimento das plantas em praticamente todas as regiões produtoras. Esse desempenho representa um avanço de 1,46% frente à estimativa anterior e de expressivos 27,04% em comparação à safra 2023/24, fortemente impactada por adversidades climáticas.
O cenário de recuperação e alta produtividade reforça a força do agronegócio em Mato Grosso, maior produtor de soja do país. Os bons resultados também devem influenciar positivamente o mercado interno e externo, dado o papel estratégico do estado na cadeia de exportação da oleaginosa brasileira.
Ainda segundo o Imea, o próximo relatório trará a consolidação das áreas de soja com base em dados de geoprocessamento, além da primeira estimativa para a safra 2025/26. As atualizações devem indicar as tendências para os próximos ciclos e servir de base para o planejamento de produtores, consultores e agentes do mercado agrícola.