Cuyaba
Quarta-feira, 23 de Abril de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,71 | EURO R$ 6,47

23 de Abril de2025


Área Restrita

Justiça Quarta-feira, 23 de Abril de 2025, 16:07 - A | A

Quarta-feira, 23 de Abril de 2025, 16h:07 - A | A

Invadiu sistema

STF marca julgamento de Carla Zambelli por invasão ao sistema do CNJ

Julgamento deve começar em 9 de maio, em plenário virtual, e deve se estender até o dia 16

Lucas Keske
Terra 

Foto-Câmara dos Deputados

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) agendou o início do julgamento da ação penal contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti para o dia 9 de maio. Os dois são réus por envolvimento na invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

A ação está na fase final, com todas as testemunhas e réus já ouvidos

Em maio de 2024, Alexandre de Moraes, relator do caso, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Flávio Dino acolheram a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A decisão final caberá também aos ministros, que vão deliberar sobre a condenação ou absolvição dos réus, além de definir eventuais penas.

De acordo com a acusação do Ministério Público, Zambelli teria coordenado a invasão a sistemas do Poder Judiciário com o objetivo de manipular dados oficiais. Delgatti, por sua vez, seria o executor direto da ação criminosa, que teria ocorrido entre agosto de 2022 e janeiro de 2023.

A PGR pediu a condenação da deputada e do hacker pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.

O advogado Daniel Bialski, responsável pela defesa de Zambelli, pediu que o julgamento seja no plenário físico, para realizar a exposição dos argumentos oralmente. Não há uma decisão sobre a solicitação.

 

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]