![]() |
Desde sua criação, em 2009, o Concurso Bis – Boas Ideias e Soluções resultou na implementação de projetos que aprimoram os serviços do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), garantindo economicidade, celeridade, transparência e inovação ao trabalho desenvolvido no órgão.
Para além da melhoria das rotinas internas, as propostas refletem também em avanços na prestação de serviços à população, principal missão do órgão. É o que reforça o presidente, conselheiro Sérgio Ricardo, ao chamar a atenção para a importância da iniciativa institucional.
“Por meio do concurso, o TCE incentiva a inovação, valoriza e reconhece o talento dos seus servidores. Então, este é um instrumento importante para o fortalecimento da nossa instituição, que a cada dia se torna mais essencial para a sociedade e para o desenvolvimento do estado”, afirma.
Resultados concretos
Entre as soluções adotadas ao longo dos anos, vale destacar o projeto Carrinho Multiuso, terceiro colocado na edição de 2013 do Bis. Idealizada pelos servidores Francisco Bayma Mattos Júnior e Flávia Ramos de Araújo, a proposta é voltada à conservação dos bens móveis do Tribunal, com foco em praticidade e manutenção preventiva.
Outro bom exemplo é o “Documento Externo Identificado”, premiado em 2018. Desenvolvido por Vanessa Nabarrete Lucio Martha e Larissa de Abreu Sossai, o modelo permitiu a identificação dos documentos juntados aos processos dentro do Sistema Control-P, o que garantiu mais transparência e eficiência processual.
O segundo lugar da edição de 2021 foi para o Painel Calculadora, implantado no ano seguinte. Apresentada pela Corregedoria Geral e idealizada pelos auditores José Marcelo de Almeida Perez e Eliane Moreira da Cunha, a ferramenta, baseada em metas de curto prazo, otimizou o fluxo processual e reduziu o estoque de demandas internas.
A adesão ao Painel Calculadora foi dividida em seis etapas, incluindo automatização de indicadores, testes-piloto e capacitação dos servidores. Dessa forma, a novidade também trouxe economia de papel e padronização dos procedimentos internos, contribuindo com a sustentabilidade dos trâmites.
Soluções para diversas áreas
Realizado a cada dois anos, o Bis é conduzido pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas e está alinhado ao Planejamento Estratégico 2022-2027 do Tribunal. Para 2025, já foi definida a equipe de apoio responsável pelo concurso, conforme previsto na Portaria 047/2025, publicada na última semana no Diário Oficial de Contas (DOC).
Para o titular da Secretaria, Eneias Viegas da Silva, a iniciativa fortalece a cultura da integração. “Quando o servidor percebe que suas ideias saem do papel e viram soluções reais, ele se sente valorizado e motivado e isso faz do Bis uma ponte entre o conhecimento técnico e a prática”, pontuou.
Dividida em várias categorias, a premiação contempla diferentes frentes de atuação do controle externo. Na edição de 2023, por exemplo, foram reconhecidos projetos como o Pedala TCE, Descarte Consciente, Chatbot de Atendimento para Informações Regulatórias e o Programa de Aposentadoria Incentivada.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]