Luana Viana
Metrópoles
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Foto-UOL
O Comitê Investigativo da Rússia informou que, nesta sexta-feira (25/4), um oficial militar russo de alta patente morreu quando um carro explodiu na cidade de Balashikha, a leste de Moscou, Rússia.
Segundo o Comitê, Yaroslav Moskalik era vice-chefe da Diretoria Principal de Operações do Estado-Maior das Forças Armadas Russas. Um processo criminal foi aberto para investigar o incidente.
O jornal Izvestia publicou um vídeo em que mostra uma pessoa se aproximando de uma fila de carros estacionados em frente a um complexo de apartamentos, quando uma explosão lança partes de um veículo a metros de altura. Conforme o jornal Kommersant, uma segunda pessoa também morreu na explosão.
“De acordo com os dados disponíveis, a explosão ocorreu como resultado da detonação de um dispositivo explosivo caseiro repleto de elementos destrutivos”, informou o Comitê Investigativo. O comunicado, no entanto, não especificou quem poderia estar por trás do incidente.
Desde que a guerra na Ucrânia começou, diversos militares de alta patente russos foram assassinados em operações atribuídas por Moscou a Kiev.
Quem era Yaroslav Moskalik
Moskalik Moskalik ocupava a patente de major-general. Ele participou de várias delegações russas de alto escalão, segundo boletins do Ministério da Defesa e relatos da mídia.
Moskalik se juntou ao contingente russo em uma reunião, em outubro de 2015, do Formato Normandia, um grupo formado por Alemanha, Rússia, Ucrânia e França que supervisionou os acordos de Minsk, projetado para encerrar a guerra entre a Ucrânia e as forças separatistas apoiadas pela Rússia, que eclodiu em 2014.