Gabriel Rodrigues e Patrícia Sanches
Osenador Wellington Fagundes (PL) não vê saldo positivo na reunião, realizada na semana passada, entre o presidente Lula (PT) e prefeitos de primeiro e segundo mandato, embora o tema tenha sido ampliar investimentos locais e fortalecer o Pacto Federativo. Na prática, o senador avalia que o prefeitos saíram desapontados e desiludidos, pois gastaram recursos públicos e não conseguiram firmar nenhuma parceria.
O Governo Federal sustenta que os três dias de encontro serviriam para ampliar a possibilidade de investimentos federais, além de fornecer capacitação em programas e ações para a captação de recursos. Mas, para o senador mato-grossense, o cenário apresentado não se concretizou.
"O próprio presidente [Lula] colocou que a reunião não era para reivindicação. Era para quê? Para ouvir ele falar? Está parecendo Hugo Chávez [ex-presidente da Venezuela], falar 8h e o povo ir embora? [...] Os prefeitos saíram frustrados, porque gastou dinheiro dos municípios e nada foi oferecido pelo Governo Federal. Infelizmente, o governo não tem atendimento", disparou o parlamentar, que tem perfil municipalista.
.
Vale ressaltar que embora o senador veja como uma tentativa de enfraquecimento da CNM, a própria entidade participou do evento como uma das apoiadoras, ao lado da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).