Em cerimônia realizada no Teatro Sesc Senac Pelourinho, em Salvador, o Grupo Teatro Faces de Primavera do Leste (MT) foi um dos três grupos brasileiros selecionados para receber prêmio Lizete Negreiros nesta última quarta-feira, 19 de março. O prêmio é concedido pelo CBTIJ/ASSITEJ Brasil (Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude e Associação Internacional de Teatro para crianças e jovens), reconhece a jornada de 20 anos do grupo e seu impacto transformador no teatro para infância e juventude no Brasil.
O Troféu Lizete Negreiros, organizado pelo Centro Brasileiro Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ) desde 2020, celebra anualmente, no Dia Nacional e Mundial do Teatro para a Infância e Juventude, as contribuições de artistas, coletivos e iniciativas que fortalecem as Artes da Cena para o público infantojuvenil no Brasil. A premiação homenageia a atriz Lizete Negreiros, que dedicou mais de cinco décadas ao teatro, deixando um legado inestimável para as Artes da Cena do país, especialmente no desenvolvimento do teatro para infância e juventude.
Do Cerrado mato-grossense, o Teatro Faces foi um dos três grupos selecionados para a premiação. A honraria, recebida um dia antes do vigésimo aniversário do grupo, carrega um significado especial, depois de duas décadas de atuação, o reconhecimento pelo trabalho inspirador realizado em Primavera do Leste/MT que alia formação, difusão, pesquisa e fomento transformando a cidade numa das principais referências em teatro de grupo do país.
É emocionante perceber que um grupo iniciado por adolescentes, reunidos nos intervalos das aulas na escola pública Getúlio Dornelles Vargas em Primavera do Leste, alcançou no seu vigésimo aniversário. O Teatro Faces transformou gerações e inspirou outros grupos nos municípios vizinhos.
Em duas décadas, revolucionou o cenário cultural com a idealização de uma pedagogia inovadora que culminou na Escola Municipal de Teatro — Sistema Faces de Ensino, que atende 400 crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos e é mantida pela prefeitura municipal de Primavera do Leste através da Secult – Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude. Para Wanderson Lana, grande líder inspirador e fundador do Grupo: "Este Prêmio Lizete Negreiros é um reconhecimento para o teatro brasileiro que acontece em cidades do interior do Brasil. Primavera do Leste foi o primeiro município que ofereceu uma formação superior na área das artes da cena, realizamos um dos mais importantes festivais de Teatro do país, o Festival Velha Joana, realizamos pesquisas, fomentamos a descentralização para garantia de acesso... O Teatro Faces é um exemplo de força e resistência e uma estética que dialoga sempre com o nosso território. Somos orgulhosos de mais de sermos mato-grossense".
O grupo soma participações em mais de 40 festivais e uma notável coleção de mais de 100 prêmios, incluindo o prestigioso Prêmio Myriam Muniz do Governo Federal, o Prêmio Funarte de Dramaturgia e a circulação pelo Amazonas das Artes. Destaca-se por sua dramaturgia única, que aborda poeticamente temas complexos como perda, decepção e morte para o público infantojuvenil; cultura popular e a história de formação do estado em espetáculos para o público adulto.
O impacto do Teatro Faces transcendeu os palcos. O grupo foi fundamental para trazer o primeiro curso de graduação em Teatro para Mato Grosso, em parceria com a UnB/UAB, democratizando o acesso às artes cênicas. A conquista do Troféu Lizete Negreiros celebra não apenas a trajetória artística do grupo, mas também sua dedicação à democratização da arte, à formação de novos artistas e ao fortalecimento das políticas públicas culturais em Mato Grosso.
É um reconhecimento que honra tanto o legado de Lizete Negreiros quanto o compromisso do grupo com a transformação social pelo teatro. O Grupo Teatro Faces parabeniza a agradece a CBTIJ/ASSITEJ Brasil pelo carinho e pela linda organização do evento; a SECEL – Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso pelo apoio e a Secult – Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude de Primavera do Leste pelo suporte.