Sexta-feira, 21 de Março de 2025
icon-weather   
DÓLAR R$ 5,73 | EURO R$ 6,20

21 de Março de2025


Área Restrita

Cotidiano Quinta-feira, 20 de Março de 2025, 16:24 - A | A

Quinta-feira, 20 de Março de 2025, 16h:24 - A | A

Pega a visão

Afinal, qual é a quebrada onde nasceu a cantora Linn da Quebrada?

Artista criada no interior paulista é da região de Sapopemba, área de vulnerabilidade social no extremo leste da capital

 

 

 

Quando Lina Pereira dos Santos nasceu, em 18 de julho de 1990, sua quebrada, a Fazenda da Juta, na zona leste de São Paulo, estava tensa: oito dias depois, cerca de duas mil famílias invadiram novamente a área exigindo desapropriação e implantação de um núcleo habitacional, noticiou a Folha de S. Paulo.

Imigrantes nordestinos cegaram ali no final da década de 1970. A antiga fazenda cultivava juta, vegetal usado na indústria têxtil. O problema de moradia vinha se agravando desde 1986, quando o prefeito Jânio Quadros declarou a utilidade pública da área – 780 famílias viviam na Fazenda da Juta.

As ocupações continuaram, como em 1988, quando 500 famílias tomaram o local. Somente em 2003 foi inaugurado o primeiro núcleo habitacional, e somente em 2016 houve a regularização fundiária, exatos 30 anos após a tentativa de legalização do ex-prefeito Jânio Quadros.

A Fazenda da Juta está na região da subprefeitura de Sapopemba, no extremo leste da capital paulista. A regularização fundiária formalizou cem quadras do território onde Linn da Quebrada nasceu.

Moradores eram enganados na compra de terrenos
A luta pela terra marca a Fazenda da Juta. Em 1997, no governo de Mário Covas, três sem-teto foram mortos em confronto com policiais militares em uma reintegração de posse – 410 famílias ocuparam um conjunto habitacional em construção.

O advogado Miguel Reis Afonso atuou desde o início dos conflitos pela posse de terra na Fazenda da Juta. “O antigo caseiro do proprietário alugava os terrenos para os moradores que – enganados porque pensavam que estavam comprando o lote – sofriam com ações de despejo”, conta.

 

Primeira linha de ônibus é dos anos 1980. Transporte público com monotrilho chegou em 2019.
Foto: Governo de São Paulo
A primeira linha de ônibus com ponto final na Fazenda da Juta veio no início dos anos 1980. Em dezembro de 2019, três estações do monotrilho (Linha 15-Prata) foram inauguradas na região: Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus. O ano é emblemático para Linn da Quebrada.

Ela atuou na série Segunda Chamada, da Rede Globo, interpretando a travesti Natasha. Saiu o documentário sobre sua trajetória, Bixa Travesty, e Linn da Quebrada estreou como apresentadora do programa TransMissão, do Canal Brasil, primeiro talk show comandado por pessoa trans no país.

População, segundo o IBGE

Jup do Bairro e Linn da Quebrada fazem show. Elas apresentaram o programa pioneiro TransMissão.
Foto: Ramon Aquim
Em 2016, quando houve a regularização fundiária da Fazenda da Juta, a prefeitura de São Paulo estimava a população local em 5 mil famílias.

O Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divide a Fazenda da Juta e sua população em quatro áreas numeradas.

Fazenda Oratório, da Juta: 2.579

Fazenda da Juta III: 758

Fazenda da Juta Fazenda da Juta IV: 3.469

Fazenda da Juta V: 963

Total: 7.769

Fonte: Visão do Corre

https://www.terra.com.br/visao-do-corre/pega-a-visao/afinal-qual-e-a-quebrada-onde-nasceu-linn-da-quebrada,54879210351404d00827855030aaa8290ttxrza7.html?utm_source=clipboard

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]