Mais Agentes Comunitários de Saúde e também de Endemias. Essa foi uma das cobranças feitas durante a sessão da Câmara de Primavera do Leste, pela vereadora Karla Da Saúde (MDB).
Ela destacou o trabalho que já vem sendo feitopela Vigilância Ambiental, que inclusive realizou um pit stop de combate à dengue na avenida Porto Alegra, distribuindo panfletos e realizando orientação aos motoristas e demais condutores que paravam para receber o material.
"Nesmo com equipe desfalcada, estiveram lá e isso é muito importante porque os casos de dengue, ziky e chicungunya estão aumentando muito", pontuou.
De acordo com ela, o município precisa urgentemente realizar um novo Seletivo, para que a atuação dos profissionais não fique ainda mais comprometida.
"Precisamos realizar o seletivo pois existem muitas áreas descobertas e não estão dando conta de atender a toda a cidade, pois são apenas 45 ACE's. Quando terminam uma área já precisam voltar para realizar novamente aquele trabalho", destacou ela.
PROPORÇÃO
De acordo com números do Ministério da Saúde, " o número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe.”