Um Projeto de Lei que tramita na câmara de Primavera, de autoria do vereador Sargento Telles (PRD), torna obrigório às Associações que atuam no município, a promoverem "palestras educativas e orientativas" aos alunos que frequentam projetos Sociais no município.
A partir da aprovação da Lei, as Associações teriam que promover, pelo menos uma vez a cada três meses, palestras com conteúdo: Cidadania e direitos fundamentais; Prevenção ao uso de drogas e álcool; Educação financeira básica; Saúde mental e bem-estar emocional; Prevenção á violência e ao bullying e cyberbullying; Empreendedorismo e perspectivas profissionais; Sustentabilidade e meio ambiente; Orientação sobre a valorização da família.
Para custear as eventuais despesas o Projeto destaca que "as Associações poderão contar com o apoio do Poder Público, podendo estabelecer ainda parcerias com outros órgãos públicos ou instituições de ensino e profissionais especializados".
Segundo o vereador Telles, no próprio convênio firmado entre a prefeitura e eventuais associações, já poderia ser previsto o custo com a realização das formações.
O vereador justifica ainda o Projeto, ressaltando que "a realização periódica de palestras educativas contribuirá para a conscientização sobre temas fundamentais, preparando os jovens para desafios da vida e do mercado de trabalho".