A secretária Municipal de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena Barboza Sampaio, afirmou ao HNT TV que a previsão de entrega do Pronto Atendimento Infantil no antigo Pronto-Socorro é de 90 dias. O período foi pactuado com o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) e Ministério da Saúde. O projeto irá cobrir gargalos no atendimento às crianças, dispondo de 38 leitos entre urgência e emergência, 30 leitos de enfermaria e 15 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
As obras foram iniciadas durante a intervenção do governo do Estado na Saúde de Cuiabá, mas foram interrompidas quando o ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) retomou a administração da pasta. Com a gestão de Abilio, as obras foram retomadas e ele recorreu a Assembleia Legislativa (ALMT) para obter emendas e seguir com a implantação da unidade pediátrica. O deputado estadual Eduardo Botelho (UB), adversário de Abilio nas eleições municipais que, à época, estava na presidência da AL, foi um dos parlamentares que destinou recursos.
"O Abilio quis ampliar o número de leitos e de consultórios que a gente vai ter funcionando lá. Eu acredito que mais 60, 90 dias, vai estar pronto e o entregamos em pleno funcionamento"
"Quando ele foi retomado, metade das obras já estavam sendo feitas, mas o Abilio quis ampliar o número de leitos e de consultórios que a gente vai ter funcionando lá. Eu acredito que mais 60, 90 dias, vai estar pronto e o entregamos em pleno funcionamento", cravou a secretária.
IMPASSE DA SANTA CASA
O plano de Abilio era construir uma nova ala no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) destinada às crianças. Mas o encerramento das atividades da Santa Casa devido a inauguração do Hospital Central, exigiu uma ação emergencial, uma vez que é a única unidade de referência para atendimento infantil na cidade. O prefeito ventilou assumir a administração da Santa Casa. Ele recebeu o apoio do governador Mauro Mendes (UB) e secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo (UB), porém, Lúcia Helena o desencorajou pelo volume de melhorias que o prédio demandaria.
"Com o entendimento junto ao Ministério Público, Abilio entendeu que poderíamos e deveríamos dar continuidade ao projeto iniciado lá em 2023, durante a intervenção, que era de construir um Pronto-Atendimento Infantil naquela região, no antigo Pronto-Socorro", disse a secretária.
LEIA MAIS: HNT TV: Fornecedores cortaram venda de remédios por dívidas de Emanuel, diz secretária
NÚMERO DE LEITOS DO PA INFANTIL
Conforme Lúcia Helena, o PA Infantil será dividido entre os atendimentos de emergência, urgência e consultas agendadas. As crianças terão à disposição sete consultórios pediátricos e um consultório odontológico. Os leitos serão destinados a urgência e emergência, sendo dez para a sala vermelha, oito sala amarela e 20 na sala verde - leitos de maior rotatividade, destinados à hidratação, nebulização e observação rápida de criança com trauma ou sutura. Na retaguarda do hospital, haverão 15 leitos de UTI e 30 leitos de enfermaria.
VEJA VÍDEO