A Polícia Civil divulgou a identidade dos dois presos que fugiram Penitenciária Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande e que foram alvo da Operação Shadow, deflagrada nesta segunda-feira (14) para apurar o envolvimento de policiais penais na facilitação da fuga de detentos mediante pagamento. Tratam-se de Gilmar Reis da Silva, conhecido como ‘Vovozona’ e Thiago Augusto Falcão de Oliveira. Os dois são considerados de alta periculosidade e são procurados por crimes de homicídio e integrar a facção criminosa Comando Vermelho.
De acordo com a Polícia Civil, os criminosos conseguiram escapar da unidade prisional com ajuda do ex-diretor da penitenciária, Adão Elias Júnior e de um policial penal. A fuga ocorreu em 2023.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
À ocasião, Adão, na função de diretor da penitenciária, autorizou que Thiago e Gilmar fizessem trabalhos extramuros mesmo não cumprindo os requisitos para receber o benefício.
Na data da fuga, Vovozona e Thiago estavam em trabalhos extramuros e eram supervisionados por um outro policial penal, que não teve a identidade divulgada e que também fazia parte do esquema.
Eles usaram uma viatura para fugir e tiveram apoio de outros faccionados do Comando Vermelho. Depois de escaparem, se abrigaram em uma chácara no município de Poconé (104 km de Cuiabá) e ainda não foram localizados, ou seja, continuam foragidos.
Na operação desta segunda, a Polícia Civil cumpriu 11 mandados de prisão preventiva, 12 de busca e apreensão domiciliar, seis bloqueios de valores, três de sequestro de veículos e três de sequestro de bens e imóveis. Sendo que dois mandados de prisão preventiva foram cumpridos contra Adão e o outro policial penal.
Na ação, também foi apreendido um veículo Prisma e R$ 16 mil em espécie na casa do policial penal.
As investigações continuam com o objetivo de encontrar os fugitivos. Qualquer informação sobre o paradeiro dos dois pode ser fornecida através do número 197. O sigilo é garantido.
LEIA MAIS: Ex-diretor de penitenciaria é um dos presos em operação deflagrada nesta segunda (14)