Sábado, 22 de Fevereiro de 2025
icon-weather   
DÓLAR R$ 5,73 | EURO R$ 5,99

22 de Fevereiro de2025


Área Restrita

Cotidiano Sábado, 22 de Fevereiro de 2025, 07:47 - A | A

Sábado, 22 de Fevereiro de 2025, 07h:47 - A | A

OBRAS

Águas de Primavera realizou cerca de 300 manutenções para desobstrução da rede de esgoto no início deste ano no município

A concessionária executou uma média de 8 a 10 serviços por dia, evidenciando o impacto do uso incorreto do sistema.

ASSESSORIA

O volume de resíduos e lixo encontrado na rede de esgoto tem sido uma das principais causas de extravasamentos nas vias públicas, especialmente durante o período chuvoso. Somente em janeiro deste ano, a Águas de Primavera executou cerca de 300 manutenções para desobstruir a rede de esgoto, média de 8 a 10 execuções da atividade por dia, evidenciando o impacto do uso incorreto do sistema.  

Esse volume mostra os desafios do saneamento no município. Durante as atividades, a equipe encontra resíduos descartados de forma irregular, como plásticos, madeira, entulhos de construção, latas, papelão, óleos de cozinha e restos de comida. Além de comprometer o funcionamento da rede, esses materiais podem causar sérios impactos ambientais. 

“No dia a dia, nossas equipes encontram diversos materiais inadequados na rede de esgoto, como plásticos, restos de madeira e até entulhos de construção. Esses itens devem ser descartados corretamente, pois o uso incorreto da rede pode gerar transtornos para toda a comunidade. Um componente essencial nos imóveis é a caixa de gordura, responsável por reter os resíduos descartados em pias e ralos, evitando que cheguem à rede de esgoto”, explica o gerente de serviços da Águas de Primavera, Renato Amaral.

Para contornar os extravasamentos, a equipe de manutenção realiza limpezas preventivas, com equipamentos especializados, como caminhões hidrojato, que utilizam jatos de água de alta pressão para remover gorduras e detritos acumulados. Esse procedimento é seguro e eficiente, garantindo a preservação da tubulação e do meio ambiente. 

A Águas de Primavera reforça a importância do uso correto do sistema para evitar transtornos e assegurar um esgotamento sanitário eficiente para toda a população. O gerente de serviços da concessionária, Renato Amaral, destaca o compromisso da equipe na manutenção da rede e na conscientização da comunidade sobre o descarte adequado de resíduos.  

REDE PLUVIAL X REDE DE ESGOTO 

O gerente reforça que as redes coletoras de esgoto foram projetadas exclusivamente para receber o esgoto doméstico. A rede de esgoto e a rede de drenagem pluvial possuem finalidades e dimensões distintas. “O esgoto coletado é direcionado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), enquanto a água das chuvas, captada pelas galerias pluviais, segue para os córregos da cidade. Quando há conexão indevida entre essas redes, o excesso de água pode sobrecarregar o sistema de esgoto, causando obstruções na tubulação”, alerta. 

CANAIS DE ATENDIMENTO 

Em casos de obstruções ou denúncias de uso irregular da rede de esgoto, a população deve acionar a Águas de Primavera por meio dos seguintes canais: atendimento no 0800 647 6060 (Call Center e WhatsApp) e aplicativo Águas App, disponível para download gratuito nos sistemas Android e iOS, além dos Serviços Online, que pode ser acessado no site www.aegeamt.com.br 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]