Redação Terra
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A maioria das empresas já sabe que as redes sociais têm um papel fundamental para melhorar a prospecção de clientes, inclusive daqueles já prontos para tomar a decisão de compra. Com seis empresas aos 27 anos, Letícia Vaz, referência no empreendedorismo no Brasil, compartilha informações sobre sua trajetória, bem como sobre seus acertos e seus aprendizados no uso dessa ferramenta valiosa.
As plataformas podem ser aliadas dos negócios quando usadas com estratégia e intenção. No segundo episódio do seu podcast LVTALKS, Redes sociais do zero: o que eu faria se começasse hoje, Letícia aponta como construir uma presença digital coerente, lucrativa e alinhada com os objetivos da marca.
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“Você tem uma percepção de uma pessoa que você nem conhece, que é criada a partir do que essa pessoa divulgou nas redes”, diz Letícia no episódio. Ela destaca o quanto cada publicação molda a imagem que os seguidores possuem.
A especialista traz dicas para quem ainda precisa começar do zero nas redes sociais ou aprimorar a estratégia que já possui:
1. Defina um objetivo claro
Antes de tudo, saiba por que você quer estar nas redes e como alinhar seu conteúdo para se promover de forma clara, seja vender um produto, atrair marcas ou fortalecer sua autoridade. Sem isso, você corre o risco de atrair seguidores que não vão se converter em clientes.
2. Conheça sua persona ideal
Crie o perfil do seguidor dos seus sonhos e tente mapear o que ele gosta, onde passa o final de semana, quem admira, o que valoriza. Quanto mais específica, mais fácil será criar conteúdo que conecte a empresa com o cliente em potencial. "Fica muito mais fácil aumentar a taxa de conversão", afirma.
3. Crie conteúdos dentro de um macro-tema
Todo perfil precisa ter um tema central. Para a página de Letícia, o macro-tema é negócios. Dentro dele, ela trabalha com diversas linhas editoriais: rotina, bastidores, dicas, lifestyle. E, para quem pensa em apostar apenas neste último, ela faz um alerta.
"Quem fala sobre a própria vida não tem um nicho, porque você só vai atrair gente curiosa sobre a sua vida. Você não vai conseguir converter. A menos que você seja a Virgínia, mas a gente sabe que você não é e que eu também não sou", brinca.
4. Construa uma imagem coerente com o que você vende
A percepção que as pessoas têm de você online precisa ser compatível com o que você oferece.
"Hoje eu vendo muito produto de negócios porque as pessoas acreditam que eu sou uma pessoa que estudo muito, leio muito, sou muito disciplinada, tenho muito foco. Provavelmente se me colocarem numa campanha para vender cerveja, eu vou ser um fiasco. Agora se me colocar em uma campanha para vender um livro de marketing, minha filha, eu vou zerar seu estoque. Isso não é coincidência, isso é intenção de percepção de valor", explica Letícia.
5. Equilibre os formatos de conteúdo
Evite cair na armadilha de usar sempre o mesmo tipo de post só porque ele "dá certo". Diversificar entre reels, carrosséis, lives e stories é essencial para construir uma presença digital completa. Segundo Letícia, no Instagram, por exemplo, reels trazem alcance, mas não criam conexão profunda. Já as lives, mesmo com menor alcance por estarem restritas à base de seguidores, geram mais conexão real com o público, o que aumenta a conversão.