
O presidente Lula levou até mesmo a tesoureira nacional do PT, Gleide Andrade, para o funeral do papa Francisco, no Vaticano. O petista embarcou para Roma com sua comitiva na noite de quinta-feira (24/4).
Como o Metrópoles mostrou, o chefe do Palácio do Planalto convidou os chefes dos Três poderes, ministros do governo e parlamentares para participarem do funeral do pontífice.
Nas redes sociais, o deputado Odair Cunha (PT-MG) publicou vídeo ao lado de Gleide, falando sobre a viagem. Na gravação, a tesoureira falou sobre a importância de participar do velório do papa.
“Para nós brasileiros ainda é mais, não é, Odair? O país mais católico do mundo. A gente está sentindo muito a perda desse papa, que foi tão importante para a história do mundo. O papa da paz, o papa dos pobres. E a gente poder ir com o presidente Lula nessa comitiva para fazer essas homenagens finais, é muito importante”, disse Gleide.
Gleide confrontou Lula
Como a coluna mostrou, a tesoureira do PT confrontou Lula em março durante reunião no apartamento funcional da hoje ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
Na ocasião, de acordo com fontes, Gleide deixou clara sua resistência a Edinho Silva, candidato de Lula para ser o presidente do nacional do PT.
Nos bastidores, Lula também atua para que, após as eleições do partido, Gleide seja substituída pelo deputado estadual paulista Emídio de Souza (SP) na tesouraria do partido.
Quem mais foi com Lula?
Inicialmente, Lula convidou os presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal (STF) para acompanhá-lo. Hugo Motta (Republicanos-PB), Davi Alcolumbre (União-AP) e o ministro Luís Roberto Barroso viajaram com o presidente.