Terça-feira, 15 de Abril de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,90 | EURO R$ 6,65

15 de Abril de2025


Área Restrita

Polícia Segunda-feira, 14 de Abril de 2025, 07:39 - A | A

Segunda-feira, 14 de Abril de 2025, 07h:39 - A | A

OPERAÇÃO

Polícia Civil cumpre mandados contra grupo criminoso que planejou e executou fuga de penitenciária

Investigações conduzidas pela GCCO, Draco e Polinter identificaram pessoas internas e externas da unidade prisional envolvidas na fuga dos presos

PJC

A Polícia Civil, com apoio da Secretaria Estadual de Justiça (Sejus), deflagrou  na manhã desta segunda-feira (11.4) a Operação Shadow, para cumprimento de 35 ordens judiciais contra um grupo criminoso envolvido na fuga do líder de uma facção e de outro detento,  do Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, em 2023.

Na operação, são cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, 12 de busca e apreensão domiciliar, seis bloqueios de valores, três de sequestro de veículos e três de sequestro de bens e imóveis, expedidos pela juíza Edna Ederli Coutinho, do  Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) de Cuiabá. As ordens judiciais são cumpridas em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Poconé. 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

 

As  investigações, conduzidas pela  Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Draco) e Gerência Estadual de Polinter e Capturas (Gepol), identificaram um plano estratégico que contou com apoio de agentes públicos para a fuga dos criminosos. 

Os alvos, entre eles dois policiais penais, são investigados pelos  crimes de facilitação de fuga de pessoa legalmente presa e  integrar organização criminosa. 

O cumprimento das ordens judiciais conta com apoio das equipes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis, Delegacia de Poconé.

A Secretaria de Estado de Justiça, por meio da Corregedoria Geral, acompanha o cumprimento dos mandados judiciais em relação aos policiais penais investigados. A Corregedoria da Sejus também adotará todas as medidas cabíveis que o caso requer sobre as condutas dos servidores.

Fuga e identificação dos envolvidos

A fuga dos dois detentos do  Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande ocorreu no dia 14 de julho de 2023, quando os dois reeducandos tiveram a saída autorizada da penitenciária, supostamente para realizar serviço extramuros e não retornaram à penitenciária.

Entre os fugitivos está G.R.S., conhecido como “Vovozona”, considerado criminoso de alta periculosidade e apontado como liderança do crime organizado na região sul de Mato Grosso. O outro fugitivo é T.A.F.O.,  autor de homicídio em Chapada dos Guimarães e que dias antes ao fato já tinha se envolvido em outra tentativa de fuga da unidade prisional.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]