Neste mês de fevereiro, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) comemora 20 anos de trabalho em defesa dos produtores rurais do estado. Com 32 núcleos regionais e mais de 8,9 mil associados, a entidade se fortaleceu ao longo dessas duas décadas e contribuiu para o desenvolvimento e fortalecimento da classe produtiva.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
O co-fundador da entidade, Carlos Sfreddo, destaca que a Aprosoja Mato Grosso foi pioneira no país, sendo a primeira associação estadual de produtores de soja, ligada à Aprosoja Brasil, a ser criada no país. “Nós não tínhamos nenhuma entidade que pudesse nos representar e atender às nossas demandas. Então surgiu a ideia, por um grupo da qual eu também tive o privilégio de fazer parte, de fundarmos uma associação que pudesse atuar de forma coletiva, representando os produtores e atendendo às suas demandas e necessidades”, conta.
Para o produtor, que ingressou na atividade no ano 2000, as ações e os programas da entidade são essenciais para superar os desafios e os riscos de produção, e destaca que para ele o mais importante tem sido o trabalho pró-logística e o Classificador Legal.
“Durante esses 20 anos, muitos projetos foram desenvolvidos. Eu classifico dois como talvez os mais importantes, no meu ponto de vista, que é o programa de classificação de grãos onde havia absurdos por parte das empresas e esse projeto veio trazer um certo conforto para o produtor, e outro projeto é na área da logística. Nós temos um consultor especialista em logística que trabalha nos bastidores, em Brasília, para mapear e facilitar a logística aqui em Mato Grosso”, completa Carlos.