Domingo, 30 de Março de 2025
icon-weather   
DÓLAR R$ 5,76 | EURO R$ 6,28

30 de Março de2025


Área Restrita

Notícias do Agro Quinta-feira, 27 de Março de 2025, 13:24 - A | A

Quinta-feira, 27 de Março de 2025, 13h:24 - A | A

Aves

Carlos Fávaro e ministro da Agricultura do Japão fecham acordo que garante exportação de frango

Encontro do ministro brasileiro com Taku Eto resultou em acordo para liberar compra de regiões produtoras sem gripe aviária.

Agência Gov | via Mapaq

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se com o ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Taku Eto, para discutir oportunidades de cooperação e o avanço no comércio bilateral.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

No encontro, o ministro Taku Eto confirmou a aprovação da regionalização do Certificado Sanitário Internacional (CSI) para influenza aviária por município. Desta forma, as restrições de exportação dos produtos cárneos de frango e ovos ficam limitadas apenas aos municípios onde houver detecção de focos da gripe aviária, e não mais o estado todo.“Essa medida garante maior segurança e previsibilidade nas exportações de carne de frango brasileira para o Japão, beneficiando produtores e fortalecendo a relação comercial entre os dois países”, declarou o ministro Fávaro.

O Brasil é líder nas exportações de frango para o mundo, respondendo por 35% do mercado global.Ainda na reunião, foi confirmada a visita de especialistas japoneses em saúde animal para avaliar o sistema brasileiro. Esse passo é essencial para a abertura do mercado japonês à carne bovina brasileira e para a ampliação do acesso da carne suína, que atualmente é restrita ao estado do Paraná.

Brasil e Japão firmam acordo para cooperação em desenvolvimento sustentávelDurante o encontro, os ministros também assinaram uma carta de intenções para fortalecer a cooperação na recuperação de pastagens degradadas no Brasil, em apoio ao Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD). O acordo prevê o desenvolvimento de projetos conjuntos para aumentar a produtividade e a sustentabilidade, utilizando solos e bioestimulantes fornecidos por parceiros público-privados dos dois países.

“Com foco na recuperação de até 40 milhões de hectares de pastagens, nosso programa visa dobrar a produção sem precisar derrubar uma árvore sequer no Cerrado ou na floresta”, pontuou Fávaro.A parceria entre Brasil e Japão reforça a segurança alimentar global e a sustentabilidade na produção agropecuária, promovendo a troca de conhecimento e a implementação de boas práticas no setor.

Por Mapa

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]