Domingo, 30 de Março de 2025
icon-weather   
DÓLAR R$ 5,76 | EURO R$ 6,28

30 de Março de2025


Área Restrita

Notícias do Agro Quarta-feira, 26 de Março de 2025, 14:37 - A | A

Quarta-feira, 26 de Março de 2025, 14h:37 - A | A

Diagnóstico fotossanitário

Paraná confirma infestação de praga devastadora para lavouras de tomate

A confirmação veio após análises realizadas pelo Laboratório de Diagnóstico Fitossanitário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Agrofy NewsAgricultura

Agência de Defesa Agropecuária recomenda aos produtores uma série de medidas para conter a doençaredação com Informações da Secretária de Agricultura do Paraná | Agrofy Newsbegomovirose, também chamada de geminivirose, é uma das principais doenças que afetam o tomateiro.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) confirmou a presença do Begomovirus, da família Geminiviridae, como causador da infecção que tem comprometido lavouras de tomate nos municípios de Faxinal, Cruzmaltina e Marilândia do Sul.

A confirmação veio após análises realizadas pelo Laboratório de Diagnóstico Fitossanitário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

As amostras foram coletadas pela Adapar em janeiro, durante inspeções em dez propriedades. Todas testaram positivo para o vírus, com alta incidência e severidade, reforçando a suspeita inicial levantada pelos técnicos da agência.

“As análises laboratoriais confirmaram o que nossas equipes já suspeitavam em campo. Este vírus, transmitido pela mosca-branca, está causando danos significativos, principalmente nas plantações com variedades suscetíveis”, explicou Alcides Rodrigues Gomes Junior, fiscal de Defesa Agropecuária da Adapar.

Segundo relatório técnico, a disseminação da doença está associada a quatro fatores: presença do vírus na região, clima favorável à proliferação da mosca-branca (com umidade abaixo e temperatura acima da média entre o inverno de 2024 e o verão 2024/2025), uso de defensivos ineficazes para controle do vetor e plantio contínuo de cultivares suscetíveis.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]