Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,70
Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2025
DÓLAR: R$ 5,70
  
facebook instagram twitter

21 de Fevereiro de2025


Área Restrita

DESTAQUES Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2025, 10:38 - A | A

Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2025, 10h:38 - A | A

Chuvas

Temporal em SP provoca morte, alaga ruas e deixa imóveis sem luz

A avenida General Edgar Facó, na Freguesia do Ó, na zona norte de São Paulo, foi um dos locais mais afetados pelas chuvas

As fortes chuvas que atingiram a cidade de São Paulo entre à tarde e à noite desta terça-feira, 18, deixou ruas alagadas, imóveis sem energia e provocou uma morte. A avenida General Edgar Facó, na Freguesia do Ó, na zona norte de São Paulo, foi um dos locais mais afetados pelo temporal. 

Na região, passageiros ilhados tiveram que subir no teto de um ônibus para se proteger da água. Na mesma região, uma viatura da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) ficou completamente debaixo d’água. Os funcionários subiram no capô do carro para amarrá-lo a um poste e evitar que fosse levado pela correnteza.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Em meio ao temporal, o Corpo de Bombeiros registrou a morte de uma mulher de 47 anos, após o carro dela ficar submerso na enchente que atingiu a avenida General Edgard Facó. A  vítima teve uma parada cardiorrespiratória. Mesmo após manobras de reanimação cardiopulmonar feitas, a vítima não resistiu.

 

O temporal da terça terminou por volta das 21h55, mas os estragos causados permanecem até a manhã desta quarta-feira, 19. Durante a tempestade, mais de 240 mil moradores da Grande São Paulo ficaram sem energia. Segundo o último boletim da Enel, cerca de 114 mil pessoas ainda permaneciam sem energia elétrica.

Devido às chuvas, ao menos 16 voos foram redirecionados do Aeroporto Internacional de Guarulhos para outros locais, e cinco viagens foram canceladas, na terça-feira. Também devido ao temporal, várias linhas de trem e de metrô ficaram sem luz. Os trens operaram com velocidade reduzida. 

 

Recomendações da Prefeitura para se proteger de temporais:

Evite transitar em ruas alagadas;
Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;
Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

Nos últimos meses, a cidade tem enfrentado repetidos casos de enchentes. Os dados do CGE mostram que fevereiro acumulou até o momento 159mm de chuva, o que corresponde a 73% dos 217,8mm esperados para o mês. O período de chuvas vai até março.

Além disso, a cidade enfrenta uma onda de calor. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno é o terceiro do ano no Brasil e atinge áreas de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, se estendendo, posteriormente, por Goiás e da Bahia.

A previsão da Defesa Civil do Estado é de que as temperaturas comecem a baixar em São Paulo a partir da quarta, 19, com o aumento das nuvens de chuva por conta da chegada de uma frente fria no litoral.

De acordo com o CGE, o tempo seguirá abafado nesta quarta na cidade, com temperaturas mínimas na casa dos 22°C e máximas acima dos 34°C. À tarde, pode haver pancadas de chuva isoladas de intensidade moderada a forte, com raios e rajadas de vento. (*Com informações do Estadão)

Fonte: Redação Terra

https://www.terra.com.br/noticias/brasil/cidades/temporal-em-sp-provoca-morte-alaga-ruas-e-deixa-imoveis-sem-luz,a1027c279e1bb93bd7a9a5fbde18505amf8mplv5.html?utm_source=clipboard

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]