Gabriel Rodrigues
Oministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), revela que o presidente Lula pode visitar a região do Xingu e o Pantanal mato-grossense ainda no primeiro semestre deste ano, dando seguimento à sua agenda nacional, em busca de retomar sua popularidade, que vem caindo em todo o país neste 3º mandato - reprovação varia de 47% a 52%, conforme últimos levantamentos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
De acordo com Fávaro, não há uma confirmação oficial de agenda, contudo, deve ocorrer entre os meses de abril e maio, logo após Lula participar de agendas internacionais, como Japão e Vietnã, programadas para o fim de março. "Já está previsto. Tem algumas agendas já previstas, tanto lá no Xingu, como na região aqui da Baixada Cuiabana, talvez em Poconé e [Pantanal]".O ministro explicou que Lula deve realizar o lançamento de programas construídos dentro do Programa de Desenvolvimento do Pantanal, o chamado BID Pantanal. Segundo ele, diversas ações do BID serão tocadas com recursos do orçamento da União, devido a impasses quanto à taxa de juros de contratação de financiamentos.
"São os programas que nós construímos no chamado BID Pantanal, que na realidade não está sendo custeado com o orçamento do financiamento do BID [...] Foi determinação do presidente Lula que todas as ações oriundas do BID Pantanal, de incremento às cadeias produtivas, infraestrutura, a Embrapa na Baixada Cuiabana, tudo isso, está sendo construído com o orçamento geral da União. E o presidente Lula faz questão de vir aqui em algum lançamento de todos esses programas que estão sendo feitos", ressalta.
O BID possuía previsão de cerca de R$ 1 bilhão em investimento a 12 municípios mato-grossenses, com o intuito de potencializar a preservação ambiental, saneamento, economia sustentável, tecnologia e ações sociais. O debate sobre o programa se arrasta há anos. Ele foi foi criado na década de 2000 durante o governo do atual deputado estadual Júlio Campos (União Brasil) e encampado pelo ex-governador Dante de Oliveira (já falecido).