G1
Pelo oitavo ano consecutivo, a Finlândia foi a primeira colocada no ranking da felicidade da ONU de 2025, divulgado na quarta-feira (19).
Já o Brasil saltou oito posições no ranking da felicidade, publicado anualmente pela ONU, e ocupa em 2025 a 36ª posição.
O documento, publicado nesta quarta (19) pela Organização das Nações Unidas em parceria com o instituto de pesquisa Gallup e a universidade de Oxford, no Reino Unido, leva em conta seis fatores-chave principais para fazer a lista: PIB per capita, expectativa de vida saudável, apoio social, sentimento de liberdade, de generosidade e percepção de corrupção.
Confira a lista dos 50 países mais felizes:
- Finlândia
- Dinamarca
- Islândia
- Suécia
- Holanda
- Costa Rica
- Noruega
- Israel
- Luxemburgo
- México
- Austrália
- Nova Zelândia
- Suíça
- Bélgica
- Irlanda
- Lituânia
- Áustria
- Canadá
- Eslovênia
- Tchéquia
- Emirados Árabes Unidos
- Alemanha
- Reino Unido
- Estados Unidos
- Belize
- Polônia
- Província de Taiwan, China
- Uruguai
- Kosovo
- Kuwait
- Sérvia
- Arábia Saudita
- França
- Singapura
- Romênia
- Brasil
- El Salvador
- Espanha
- Estônia
- Itália
- Panamá
- Argentina
- Cazaquistão
- Guatemala
- Chile
- Vietnã
- Nicarágua
- Malta
- Tailândia
- Eslováquia
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/u/D/g9MwP7S6Ahgj9l0KcbGQ/taylor-beach-s80jrurtaqa-unsplash.jpg)
Puerto Vallarta, no México, país que entrou pela primeira vez na lista dos 10 países mais felizes da ONU — Foto: Taylor Beach/Unsplash
Como de costume, os países nórdicos dominam as primeiras posições: a Finlândia é seguida de Dinamarca, Islândia e Suécia no topo do ranking. A Noruega aparece em sétimo lugar.
Especialistas apontam que segredo dos finlandeses é um bom equilíbrio entre carreira e vida pessoal, além de uma forte política de bem-estar social.
Dois países da América Latina foram destaques positivos: Costa Rica e México entraram pela primeira vez no Top 10 da lista.
Em relação a 2024, o Brasil superou o Chile (que caiu de 38º para 45º) para se tornar o segundo país sul-americano mais bem colocado, atrás apenas do Uruguai (29º). A Argentina também aparece antes dos chilenos, em 42º lugar.
O Afeganistão, após anos de guerra e com o retorno do Talibã ao poder, repetiu a posição de 2024 e ficou no 147º e último lugar. De acordo com os autores da lista, as mulheres do país são mais infelizes que os homens, pelos critérios utilizados.
Entre as descobertas de 2025, a ONU destaca que o número de refeições feitas com companhia tem grande impacto na percepção subjetiva de bem-estar em todo o mundo. Isso pode explicar, em parte, o declínio no ranking dos EUA, que ficou em 24º lugar, sua pior posição desde 2012: no país, o número de pessoas que jantam sozinhas aumentou 53% nas últimas duas décadas.
Também de acordo com a entidade, a quantidade de pessoas morando juntas está relacionada À felicidade. Os lares com 4 ou 5 pessoas estão entre os mais felizes no México e na Europa.