Por g1 MT
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Profissionais da educação pública de Mato Grosso realizaram um protesto, nesta quarta-feira (23), em frente à Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), em Cuiabá. Algumas escolas da rede estadual e municipal devem funcionar parcialmente, com presença reduzida de profissionais.
Veja escolas que aderiram a paralisação:
- Cuiabá | EE Leovegildo de Melo – adesão parcial com a escola funcionando
- Cuiabá | EE Pascoal Moreira Cabral – adesão parcial com a escola funcionando
- Peixoto de Azevedo | EE 19 de Julho – adesão total
- Rondonópolis | EE Adalto Augusto – adesão total
- Rondonópolis | EE Elizabete Freiras – adesão parcial com a escola funcionando
- Rondonópolis | EE André Maggi – adesão parcial com a escola funcionando
- Rondonópolis | EE Stela Maris - adesão parcial com a escola funcionando
- Juscimeira | EE Antonio Jospé de Lima - adesão parcial com a escola funcionando
O movimento foi convocado pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) e faz parte da 26ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Escola Pública.
De acordo com o Sindicato, a mobilização tem como objetivo reivindicar melhorias salariais, realização de concursos públicos, combate ao assédio moral e melhores condições de trabalho.
Em Mato Grosso, a categoria também questiona políticas de fechamento de turmas e escolas, — Foto: Sintep-MT/Francisco Alves
Em Mato Grosso, a categoria também questiona políticas de fechamento de turmas e escolas, o que, segundo o Sintep, tem afetado a aprendizagem dos estudantes.
????Conforme o Sintep, as pautas apresentadas em Mato Grosso são:
Rede estadual:
- Valorização Salarial;
- Concurso Público para todos os cargos da carreira;
- Contra o Assédio Moral;
- Contra o fechamento de turmas e escolas estaduais;
- Contra a diminuição do Poder de Compra;
- Contra a Transferência de responsabilidade de matrículas aos municípios, sem contrapartida;
- Pela valorização da função do educador em todos os espaços escolares;
- Fim do Confisco das Aposentadorias e Pensões;
- Fim da aprovação automática sem aprendizagem para fins de melhorias em Índices, maquiando resultados