Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,63 | EURO R$ 6,43

30 de Abril de2025


Área Restrita

Beleza Sexta-feira, 08 de Abril de 2016, 14:26 - A | A

Sexta-feira, 08 de Abril de 2016, 14h:26 - A | A

DESVENDANDO OS MITOS E VERDADES SOBRE OS SEUS CABELOS

Cabelos Bonitos e Saudáveis

Luziane Lee de Souza

Quando o assunto é crescimento dos cabelos, seja para combater a queda e evitar espaços vazios na cabeça, ou para simplesmente ter fios maiores e fazer novos penteados, todo mundo é alvo de boatos e histórias que não são verdadeiras. Por isso, preparamos uma lista com algumas verdades e mitos sobre o assunto. Confira!

Cortar favorece o crescimento?

MITO - É tudo uma questão de "ilusão de ótica". Quando o cabelo é cortado curto, ele aparenta estar mais saudável por causa da ausência da parte mais danificada. Além disso, o crescimento dos fios é mais rápido quando eles são curtos, mas ao voltar ao tamanho "original", a velocidade do crescimento voltará a ser a mesma.

A alimentação pode ajudar o cabelo a crescer?
VERDADE - Não há um alimento específico que comprovadamente ajude os fios a crescerem, mas algumas substâncias sim, e para ter cabelos saudáveis é preciso ter uma alimentação balanceada e completa. Alimentos como cenoura e mamão, ricos em vitamina A, ajudam na hora de conquistar o cabelo longo.

Colocar ampolas no creme turbinam o crescimento?

MITO - Não importa qual o produto ou o que há na ampola: não é possível "bombar" o creme de tratamento para ajudar no crescimento dos fios. O cabelo cresce no máximo 1 centímetro por mês e isso não vai mudar, independente do que passar nos cabelos. O que pode acontecer é ter níveis adequados das substâncias necessárias ao crescimento dos fios - do contrário, o crescimento pode ficar mais lento do que essa meta possível de 1cm/mês.

Os cabelos crescem mais rápido no verão?

MITO - É só uma coincidência. Os fios de cabelo têm ciclos de crescimento. Dependendo da fase em que ele está, ele cresce mais, e, muitas vezes, esta fase de crescimento bate com o verão - mas não há nenhuma relação cientificamente comprovada entre temperatura e clima com o maior (ou menor) crescimento dos fios.

O estresse impede o crescimento do cabelo?

VERDADE - O estresse excessivo libera hormônios que, em quantidades erradas, podem causar a queda dos fios. Além disso, provoca problemas na saúde do couro cabeludo, que também fazem mal aos fios - como a dermatite seborreica. O aumento da queda de cabelos, evidentemente, atrapalha (para não dizer "impede") o crescimento.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]