26 de Abril de2024


Área Restrita

PVA 30 ANOS Segunda-feira, 23 de Maio de 2016, 20:25 - A | A

Segunda-feira, 23 de Maio de 2016, 20h:25 - A | A

30 ANOS - AVIAÇÃO

Soma: tradição na história da aviação de Primavera do Leste

Driely Pinotti

Referência no Estado de Mato Grosso e no Brasil, a Soma oficina e manutenção aeronáutica foi fundada em 1992 e se tornou tradição na história da aviação de Primavera do Leste.

Com a proposta de manter um nível de manutenção bem acima do padrão do mercado, a Soma nasceu através do sonho de Cleber Coelho, que começou a trabalhar com aeronáutica ainda na infância, na capital de Mato Grosso do Sul. 

Em Campo Grande, Cleber Coelho atuava apenas com aviação executiva, mas a experiência e histórico profissional o trouxe para Primavera do Leste, onde abriu a empresa e passou a trabalhar também com aviação agrícola.

Visando sempre a excelência nos serviços, em 1998, a SOMA foi homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e ao longo desses anos se consolidou no mercado, ampliou a estrutura e passou a prestar serviços para outros municípios de Mato Grosso, além de outros Estados.

A Soma começou as atividades quando o aeroporto de Primavera do Leste funcionava na Rua Oliveiro Porta e foi a primeira empresa a construir um hangar no novo aeroporto municipal. Nos últimos anos construiu mais três hangares e atua em um espaço de 3.600 metros quadrados. 

 

MANUTENÇÃO AERONAVES 

 

Com uma equipe de 25 funcionários, sendo oito mecânicos habilitados com carteira da ANAC, a Soma tem um extenso portfólio de serviços. Homologada também pelos principais órgãos aeronáuticos, a oficina está apta a atender modelos de aviação agrícola e executiva. A Soma realiza reforma, pintura, manutenção do motor e hélice, além de recuperação de aeronaves envolvidas em acidentes.

Para garantir uma prestação de serviço de excelência aos clientes, o foco da Soma está na segurança, qualidade e agilidade. Constantemente a empresa realiza treinamentos nos centros dos respectivos fabricantes, além de investimentos em materiais aeronáuticos, ferramental e infraestruturas.

A Soma tem grande importância para o centro que Primavera do Leste se tornou, na área de aviação agrícola, já que o município possui a maior frota do país. Isso porque, com uma oficina de manutenção, os produtores rurais começaram a investir ainda mais em aeronaves. 

 

REVENDA DE AVIÕES 

 

Especializada em revenda de aviões executivos, a Soma importou mais de trinta aviões nos últimos cinco anos.

Conforme Márcio Munaro Coelho, (mecânico), filho de Cleber Coelho,grande parte dessas aeronaves importadas ficaram em Primavera do Leste e um dos modelos mais requisitados foi o Jet Prop.Márcio começou a trabalhar na empresa de seu pai com 16 anos, e depois formou-se em mecânica especializada. Segundo ele, o município tem uma grande perspectiva de aumentar a frota de 10 a 20%. 

“A Soma contribuiu muito e trouxe facilidade ao cliente na aviação agrícola.No início, trabalhávamos para empresas que prestam serviços na aviação agrícola, mas hoje 90% dos nossos clientes são produtores rurais, que investiram e compraram aeronaves, por saber que no município havia uma empresa especializada, o que também aconteceu na aviação executiva”, disse Márcio Coelho

 

VÍDEO

Comente esta notícia

Francisco Munt ( Chico Papo Leve.) 05/04/2019

Prezado Cleber. Já faz, tempo um piloto de Cuiaba, disse me, que havia um piloto agrícola, aí em: Primavera do Leste, tinha um piloto agrícola, que tinha sido meu badeco. (ajudante). Peço lhe, se VC. pode encontrar esse Piloto Agrícola? Obrigado! Abraço. Francisco Munt. ( Chico Papo Leve) Aposentado.

positivo
0
negativo
0

Francisco Munt. ( Chico-Papo- Leve) 04/04/2019

Prezado Senhores. O avião agrícola, é uma especie de avião de caça, isto é: Pé e Mão. com o advento de GPS, ar condicionado e futuramente: piloto automatico o avião agrícola deixou de ser: Caça isto : Pé e mão. Hoje, o piloto agrícola, se preocupa, mais em olhar o painel da cabine; GPS. Com, isso acabaram os vôos rasantes, e as derivas,aumentaram,e os inseticidas. Atingiram, criações de Abelhas,aves etc,etc, nas vizinhanças.desastre ecológico. Os bandeirinhas,viam os pilotos, que voavam bem baixos, e davam balões curtos! Isso acabou! E o pior, o fechamento do CAVAG/ CENEA Fazenda Ipanema, pelo presidente Fernando Color! Acabaram com a aviação agrícola! Com isso surgiram, os AUTO PROPELIDOS! THE END. Francisco Munt piloto agrícola. n.408 Cavag / Cenea curso: 1977 Fazenda Ipanema. SP Obs. Tive a sorte, o previlegio de voar, um Cessna 188-B Ag Wagon ( 15 anos) Aposentado.

positivo
0
negativo
0

2 comentários

1 de 1

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]