26 de Abril de2024


Área Restrita

GERAL Quinta-feira, 22 de Junho de 2017, 10:55 - A | A

Quinta-feira, 22 de Junho de 2017, 10h:55 - A | A

ARQUITETURA

Qual a Diferença entre Projeto de Interiores e Decoração?

Não é tudo a mesma coisa! Saiba do que você precisa!

Maria Lívia Resende Souza
[email protected]

Arquitetura é uma profissão extremamente ampla, que possui um grande leque de áreas de aprofundamento e especialidades. Assim, dois arquitetos podem prestar tipos de serviços totalmente diferentes, por exemplo, um é arquiteto paisagista e o outro é arquiteto de projetos arquitetônicos de grande porte. Uma das áreas dentro da profissão é a arquitetura de interiores. Mas qual a diferença entre esse tipo de serviço e a decoração? Consiste apenas em questões de bom gosto, cores, escolha de quadros e almofadas? Não. O projeto de interiores é muito mais complexo do que isso. Dá uma conferida pra esclarecer qual tipo de serviço é pra você!

 

12.5.jpg

 

 

PROJETO DE INTERIORES 

 

O projeto de interiores consiste num serviço macro que engloba vários outros projetos dentro dele. Ele visa tudo que diz respeito ao interior de uma edificação: paredes, piso, teto, forro, instalações elétricas e hidráulicas, iluminação, toda a parte de acabamentos (bancadas de cozinhas e banheiros, espelhos, cubas e bacias sanitárias, etc); mobiliário e também a decoração. Ou seja, a decoração é uma parte do projeto de interiores.

Segundo o CAU, Conselho de Arquitetura e Urbanismo, o projeto de interiores é uma “Intervenção detalhada nos ambientes internos e externos que lhe são correlatos, definindo uma forma de uso do espaço em função do mobiliário, dos equipamentos e suas interfaces com o espaço construído, alterando ou não a concepção arquitetônica original, para adequação às necessidades de utilização. Esta intervenção se dá no âmbito: espacial; das instalações; de condicionamento acústico; de climatização; estrutural; dos acabamentos; luminotécnico; da comunicação visual; das cores; de mobiliários; de equipamentos; da coordenação de projetos complementares; e da proteção e segurança.”

É importante lembrar que cada projeto é um projeto, ou seja, a abrangência de um projeto de interiores vai depender da necessidade de cada situação e cliente em questão e o valor do projeto é diretamente relacionado a isso. Os profissionais de arquitetura devidamente registrados no Conselho estão aptos a projetar demolições e construções de paredes, mudança de tubulações, instalações, etc.

 

12.3.jpg
 
12.2.jpg 
 
12.6.jpg

 

 

 DECORAÇÃO 

 

A decoração diz respeito a composição superficial da edificação: revestimentos, papel de parede, pintura, objetos decorativos em geral, móveis fixos, quadros, cortinas, etc. Uma grande diferença entre o projeto de interiores e a decoração é o fato de esta ser a última coisa a se fazer numa obra, ou seja: executamos todo o projeto de interiores pra só aí entrarmos com a decoração. Ela não permite mudanças na estrutura e concepção arquitetônica da edificação: num projeto de decoração não há quebras ou mudanças de paredes, nem alterações significativas nos equipamentos e instalações.

Em alguns casos, vemos que até outros itens se integram ao projeto de decoração, como luminárias e mobiliário em geral, do tipo planejados. O que se precisa ter em mente é que geralmente esses tipos de projetos estão intimamente relacionados com a estrutura existente e já instalada da edificação, como pontos hidráulicos e instalações elétricas – além de instalações como dreno de ar condicionado, TV a cabo, fiação telefônica, coifas de cozinha e exaustores. É muito importante que essa compatibilização seja feita de maneira correta. Afinal de contas, ninguém quer correr o risco de mandar instalar o mobiliário, furar um cano e aí estragar pintura, revestimento... ou ainda ver que tem uma arandela de parede prevista em cima do dreno do ar condicionado, né? É melhor (e muito mais barato) prevenir do que remediar.

 

No caso de dúvidas, pergunte! Você, como cliente, não tem obrigação nenhuma de saber exatamente quais são as implicações de uma reforma simples, uma mudança aqui ou outra ali, que talvez seja necessário fazer na sua casa ou comércio. Nós, como profissionais, estamos aqui justamente pra ajudá-lo (a) e facilitar esse processo pra você!

 

Obs.: Todas as fotos são via Pinterest. 

 

12.8.jpg 
 
12.7.jpg

 

 

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]