Terça-feira, 15 de Abril de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,89 | EURO R$ 6,66

15 de Abril de2025


Área Restrita

Política Terça-feira, 15 de Abril de 2025, 10:01 - A | A

Terça-feira, 15 de Abril de 2025, 10h:01 - A | A

Mercadinho em presídios

Mendes critica voto secreto na Assembleia: “Não é justo se omitir”

Governador defendeu que deputados acabem com voto secreto e assumam "ônus e bônus" do cargo

 

 

 
VITÓRIA GOMES E GIORDANO TOMASELLI
DA REDAÇÃO
Foto-Aruanã FM

O governador Mauro Mendes (União) criticou a Assembleia Legislativa por ter votado de forma secreta o veto do Executivo ao trecho da lei que liberava o funcionamento de mercadinhos dentro de presídios do Estado. 

Não é justo que ele se omita atrás de um voto secreto e não deixe claro quem foram os 13 deputados que são a favor de mercadinho para presos

A votação ocorreu na sessão de quarta-feira (9) e a maioria dos deputados estaduais votou pela derrubada do veto, liberando o comércio dentro das unidades prisionais. 

Foram 13 votos a favor da derrubada e 10 votos contra. Por ser secreto, não dá para saber como cada parlamentar votou. 

“Eu acho que tem que abrir, todos somos representantes da população. Tem que ter o direito de voto secreto quando ele está decidindo questões intracorpos, ou seja, para dentro da Assembleia”, afirmou em coletiva à imprensa nesta quinta-feira (10). 

“Quando ele vota alguma coisa que tenha a ver com a vida de todos os cidadãos, ele tem que expor opinião dele. Não é justo que ele se omita atrás de um voto secreto e não deixe claro quem foram os 13 deputados que são a favor de mercadinho para presos”, completou. 

Mendes já havia alfinetado os deputados que votaram pela derrubada do veto. 

Durante a sessão, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) foi o único que se manifestou publicamente a favor da liberação dos mercadinhos nos presídios.  Ele, inclusive, fez uma fala em defesa no plenário. 

Mendes foi questionado se o voto secreto na Assembleia Legislativa não seria uma forma de segurança para os deputados. Porém, rechaçou a ideia. 

“Se você quer ser representante, ônus e bônus. Ser deputado, ser governador, ser presidente tem um lado bom, mas tem um lado ruim também. Tem que ter coragem de ir lá e decidir e deixar o povo saber o que você está decidindo”, disse.

 

 

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]