Por g1 MT
Foto-RD NEWS
Entre os alvos da Operação Shadow estão dois policiais penais — Foto: Polícia Civil de Mato Grosso
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
A Polícia Civil cumpre 35 ordens judiciais contra um grupo criminoso envolvido na fuga do líder de uma organização criminosa e de um outro detento do Centro de Ressocialização Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, nesta segunda-feira (14). Entre os alvos da Operação Shadow estão dois policiais penais investigados por facilitação de fuga e integrar organização criminosa.
Os mandados são cumpridos em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Poconé. Ao todo, são cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, 12 de busca e apreensão domiciliar, seis bloqueios de valores, três de sequestro de veículos e três de sequestro de bens e imóveis. Fuga aconteceu em julho de 2023. Na época, os detentos contaram com ajuda tanto de pessoas dentro quanto fora da unidade prisional. — Foto: Polícia Civil de Mato Grosso
A fuga aconteceu em julho de 2023. Na época, os detentos contaram com ajuda tanto de pessoas dentro quanto fora da unidade prisional.
Entre os envolvidos identificados estão um agente penitenciário que retirou os presos da penitenciária usando uma caminhonete de frota oficial do sistema prisional e o então diretor da unidade, que teria autorizado a saída dos detentos para realizar serviço extramuros.
Entre os foragidos está G.R.S., conhecido como "Vovozona", considerado líder do crime organizado no sul de Mato Grosso e classificado como de alta periculosidade pelas autoridades.
O outro fugitivo é T.A.F.O., autor de um homicídio em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, e que já havia tentado escapar da mesma unidade prisional dias antes do crime. Ambos estão na lista de procurados prioritários da polícia, que intensificou as buscas nas regiões onde os criminosos têm histórico de atuação.