Uma reunião na tarde desta quarta-feira, 26, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Primavera do Leste, com integrantes das Forças de Segurança (Polícia Civil e Corpo de Bombeiros), membros da Secretaria de Meio Ambiente, câmara de vereadores e a imprensa, tratou de dois assuntos: maus tratos animais e o Disque Extorsão 181, lançado pelo governo do estado.
Sobre o Disque Extorsão 181 o delegado municipal, Erick Martins explicou o funcionamento do dispositivo e pediu a divulgação massiva, pois segundo ele, comerciantes e cidadãos em geral, têm totais condições de contribuir, através de denúncias anônimas, com o estado, para evitar ameaças e extorsões proporcionadas sobretudo por integrantes de facções criminosas.
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"Tomemos como exemplo caso de Paranatinga, onde comércios recentemente foram incendiados por empresários se recusarem a pagar por suposta proteção. Nós identificamos e prendemos todos os responsáveis inclusive o mandante, líder de facção que estava escondido em Rondonópolis", afirmou ele.
E de acordo com o delegado, em Primavera não é diferente, já houve registros inclusive de incêndios e as pessoas precisam denunciar. O Disque Denúncia 181, recentemente lançado pelo governo do estado é um sistema por telefonia criptografado, cuja chamada será atendida em uma Central da Polícia em Cuiabá e nem o atendente saberá o número do telefone.
A partir daí a denúncia será encaminhada às delegacias locais responsáveis, com absoluto sigilo sobre quem fez a denúncia. "Com certeza a pessoa não terá seus dados expostos, as investigações serão feitas e uma resposta será dada: vamos prender os criminosos", completa.
Segundo Ericl Martins é preciso que a pessoa se sinta o mais segura possível para fazer a denúncia e ter um atendimento direto das Forças de Segurança do estado. Mesmo que não confie na ligação, destaca, a pessoa pode se sentir segura em procurar a polícia e fazer a denúncia a respeito de eventuais crimes dessa natureza.
O presidente da CDL, Naudi Rohr ressalta que a reunião foi necessária para que os comerciantes e cidadãos primaverenses recebem as informações sobre o poder de abrangência do telefone.
"Nós temos pessoas que estão pagando aqui na cidade e é preciso ofercer uma resposta por parte do estado, uma solução para que não venha a acontecer situações piores e ao mesmo tempo possamos combater o que é ilícito", avalia.