Em comemoração aos 29 anos do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC), será realizado de 9 a 13 de setembro o Mutirão de Negociação de Débitos Online. Mais de 100 instituições financeiras aderiram à campanha e esta é a oportunidade de negociar com os bancos os débitos pendentes. Todo o procedimento será realizado pelo www.consumidor.gov.br, mas caso o consumidor precise de orientação, pode se deslocar ao Procon de Primavera do Leste para o atendimento.
De acordo com a coordenadora do Procon Municipal, Aline Crema Fossari, o objetivo do Mutirão da Negociação é atender o consumidor que está endividado junto a bancos e demais instituições financeiras. Durante a campanha será possível rever juros, parcelas e conseguir facilidade nas condições de pagamento, tudo de acordo com a capacidade financeira do consumidor.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Para realizar a negociação, é preciso se cadastrar no consumidor.gov.br e posteriormente procurar o banco ou a operadora de crédito com a qual deseja negociar e, então, fornecer todas as informações necessárias.
Para quem não tem computador com acesso à internet em casa, o Procon Estadual vai disponibilizar na sede computadores e técnicos para auxiliar os consumidores que procurarem o órgão.
Além de Primavera do Leste, outros 29 Procons de Mato Grosso aderiram à campanha.
Entre os bancos e instituições financeiras participantes estão:
Alfa Arrendamento Mercantil; American Express Amex; BI&P Banco Indusval & Partners; BRB Banco de Brasília; BV Financeira; BV Leasing; Bahamas Card; Banco Agibank (Agiplan); Banco Alfa; Banco Alfa de Investimento; Banco BMG; Banco BS2; Banco Bradesco; Banco CBSS; Banco Cetelem; Banco Daycoval; Banco Fiat; Banco Inter (Banco Intermedium); Banco Itaú Unibanco; Banco Mercantil do Brasil; Banco Neon (DESATIVADA); Banco Olé Consignado; Banco Original; Banco PSA; Banco Pan; Banco Paulista; Banco Renault/Credi Nissan; Banco Renner; Banco Safra; Banco Santander; Banco Santander Cartões; Banco Semear; Banco Toyota; Banco Votorantim; Banco Yamaha; Banco da Amazônia; Banco do Brasil;Banco do Nordeste; Banco24Horas (TecBan); Banestes; Banrisul; Brad escard; Bradesco Cartões; Bradesco Financiamentos; Bradesco Leasing; Bradesco Promotora; C6 Bank; Caixa Econômica Federal; Cartão Americanas.com; Cartão Atacadão; Cartão Carrefour; Cartão Quero Quero VerdeCard; Cartão Shoptime; Cartão Submarino; Cartões Riachuelo (Midway Financeira); Citibank (DESATIVADA atual Itaú Unibanco); Crediare; Credicard; Credipar; Crefisa; Facta Financeira; Finamax; Financeira Alfa; Financeira Itaú Americanas; Fomento Paraná Agência de Fomento do Paraná; Fortbrasil; Fundação Habitacional do Exército FHE; HS Financeira; HSBC (DESATIVADA); Hipercard; Itaucard; Itauleasing; Itaú Consignado; Itaú Unibanco Consignado; Itaú Unibanco Crédito Imobiliário; Just (DESATIVADA); Losango; Luizacred; Mapfre Investimentos; Omni Financeira; Ourocard; Paraná Banco; Pernambucanas Cartões; Poupex; Santana Financeira; Santander Financiamentos (Aymoré); Senff; Sicredi; Sorocred; Tribanco; Tricard; Trigg; UP Promotora; Unicred; Zema Financeira.
NÚMERO DE INADIMPLENTES ULTRAPASSA 63 MILHÕES, DIZ SERASA
Dados do Serasa Experian apontam que o número de consumidores inadimplentes no Brasil chegou a 63 milhões em março de 2019 e registrou recorde desde 2016, quando teve início a série histórica. Isto significa que 40,3% da população adulta do país está com dívidas atrasadas e negativadas.
Por faixa etária, a inadimplência é maior nas pessoas de 36 a 40 anos (48,5% delas estão inadimplentes), mas os idosos (consumidores com mais de 61 anos) apresentaram a maior alta. Já as faixas de 26 a 35 anos e de 31 a 35 anos apresentaram ligeira queda na mesma relação.
Ainda no mês de referência, março, o número de inadimplentes em Mato Grosso era de 1.135.797 (um milhão, centro e trinta e cinco mil, setecentos e noventa e sete), sendo que 46,3% representam a população adulta.
TAXA DE DESEMPREGO NO BRASIL ESTÁ ACIMA DE 12 MILHÕES
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 12,6 milhões de pessoas do país estavam desocupadas até o final de julho deste ano. Já a população ocupada ficou em 93,6 milhões de pessoas e chegou ao maior número da série histórica, iniciada em 2012.
PERDA DO EMPREGO E REDUÇÃO DA RENDA SÃO PRINCIPAIS CAUSAS DA INADIMPLÊNCIA NO PAÍS
Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontou que as principais causas da inadimplência entre os que tinham dívidas em atraso, foram perda do emprego (30%) — que chega a 31% nas classes C, D e E —, redução da renda (29%), empréstimo do nome para terceiros (14%) e falta de controle financeiro (13%).
Considerando aqueles que se endividaram por descontrole ou por conseguirem crédito fácil, 36% disseram que compraram porque se fossem esperar sobrar dinheiro, demorariam para conseguir. Outros 33% quiseram aproveitar as promoções oferecidas pelas lojas, levando-os a contrair gastos extras sem avaliar o orçamento. Já 14% reconhecem não ter negociado bem os preços no momento da compra, enquanto 11% disseram estar tristes e, por essa razão, compraram mais do que o necessário para se sentir melhor.
O levantamento mostra também que muitos chegam até a negligenciar as despesas do dia a dia: 46% sabem pouco ou nada sobre o valor de suas contas básicas, como luz, água, telefone, aluguel, plano de saúde, condomínio e mensalidade escolar. Outros 53% admitem ter pouco conhecimento em relação à própria renda do mês, entre salários, recebimento de aluguéis e demais rendimentos. Já mais da metade (52%) desconhece o número total de parcelas das compras realizadas por meio do crédito.
A pesquisa ouviu 600 consumidores com contas em atraso há mais de três meses acima de 18 anos, de ambos os gêneros, de todas as classes sociais e que residem nas 27 capitais do país.