A juíza Alethea Assunção Santos, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, determinou a última intimação da defesa do empresário Edney Edilson Carvalho Barros para que apresente suas contrarrazões ao recurso de apelação interposto pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT). Ele é acusado de receptar duas caminhonetes S10 Advantage 2012 do Indea, tendo como comparsa o servidor do órgão, Juracy Marques dos Santos.
Durante as investigações, uma das caminhonetes foi localizada em posse de Robson de Oliveira, que afirmou tê-la adquirido de Edilson, dono de uma revenda, sem saber da origem ilícita do veículo. Em 2023, o juiz Buno D’Oliveira Marques, da Vara Especializada em Ações Coletivas julgou improcedente a ação contra Juracy por falta de provas.
Segundo o magistrado, as acusações baseavam-se em depoimentos contraditórios e sem respaldo em outras provas. Como não se confirmou o vínculo entre o ex-servidor e a venda ilegal dos veículos, o juiz entendeu que os elementos reunidos na fase judicial não sustentavam a condenação por improbidade.
A defesa de Juracy já apresentou suas contrarrazões, mas a de Edney, mesmo intimada duas vezes, permaneceu omissa. Diante disso, além da nova intimação, a juíza também determinou que o réu seja intimado por edital.