26 de Abril de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Quarta-feira, 17 de Junho de 2020, 06:30 - A | A

Quarta-feira, 17 de Junho de 2020, 06h:30 - A | A

MEDIDAS DE FLEXIBILIZAÇÃO

Empresários protestam contra decreto e prefeito diz que pode flexibilizar medidas

Com uma faixa de “Ou lockdown ou abertura total”, empresários foram para frente da prefeitura

Da Redação

Empresários de diversos setores que tiveram que paralisar suas atividades, devido ao novo decreto da administração municipal em relação à prevenção do Coronavírus, realizaram no início desta semana protestos em frente à prefeitura cobrando flexibilização de medidas por parte do poder público.

Na segunda-feira (15), logo pela manhã, os trabalhadores e empresários do ramo de academias, estúdios de yoga e pilates, se reuniram em frente ao Paço Municipal Onésimo Prati com uma faixa que trazia a seguinte frase:  “Ou lockdown ou abertura total”, cada um deles também carregava um número, que representava o total de dependentes financeiros de cada estabelecimento comercial.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

A empresária Silmara Lopes comentou que o objetivo da manifestação foi chamar a atenção do poder público quanto as medidas restritivas adotadas. “O que pedimos para as autoridades é que ou deixe todos trabalharem ou feche tudo, por que até agora as academias foram fechadas, mas os números de Covid-19 não diminuíram. A maioria dos trabalhadores que vocês estão vendo aqui trabalham por hora, então se não estiverem trabalhando não recebem nada e tem muitos já em situação desesperadora”, frisou.

Outros empresários do setor de beleza e estética expuseram a mesma indignação. A empresária Kelly Andrade também questionou as medidas adotadas e questionou se existia algum estudo que comprovava que as atividades paralisadas são as que mais transmitem o Coronavírus? “Eu acredito que não, pois vemos as lotéricas, bancos e supermercados lotados e não paralisaram.  O que nós estamos cobrando é somente o direito de trabalhar, já estávamos seguindo todos os protocolos necessários para evitar o contágio, mesmo assim tivemos que fechar  novamente, é complicado entender”.

Os donos de bares e restaurantes que também estiveram no local, cobraram respostas da administração e do Comitê de Enfrentamento.

O prefeito que não estava na prefeitura no momento da manifestação, conversou com representantes da Associação dos Feirantes de Rua, que também tiveram que paralisar suas atividades e na terça-feira (16), fez reuniões com representantes de diversos setores, entre eles: academias, salões, restaurantes, bares e igrejas evangélicas. 

O prefeito Fábio disse em entrevista que se preocupa com a economia local, porém, também se preocupa com a saúde da população. “Apesar de estar preocupado com a situação da economia do município, a minha prioridade é com a vida das pessoas. Eu recebi algumas pessoas aqui representando alguns seguimentos da sociedade, vamos receber outros para chegar a um consenso”, explicou.

O prefeito ainda ressaltou que a situação atual do estado e a falta de vagas em UTI, levaram o poder público a tomar decisões mais restritivas, porém, ele não descarta a possibilidade de flexibilizar as medidas adotadas e permitir a abertura de alguns seguimentos. “O cenário atual é o seguinte: Desde a semana passada nós tínhamos a intenção de reabrir os comércios que estavam fechados, apesar de os números de casos estarem subindo, temos a situação bem equalizada na cidade. O problema é que existe uma falta de retaguarda, nós recebemos uma carta sobre o fim das vagas nas UTI’s e não tivemos outra opção a não ser manter o decreto. Para esta semana a esperança é a mesma, senão acontecer nada de extraordinário, vamos nos reunir na quinta-feira (18) e na sexta-feira (19), vamos dar validade ao novo decreto que deve flexibilizar as atividades. Mas temos que ter consciência de que as coisas mudam rapidamente nesta fase de pandemia, então temos a intenção de liberar, mas existe a preocupação”, finalizou o prefeito. 

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]