26 de Abril de2024


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DESTAQUES Terça-feira, 19 de Março de 2019, 15:41 - A | A

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CAIU NA REDE

Nas redes sociais, primaverenses reclamam de atendimento

Aproximadamente 2500 profissionais receberam cursos voltados para vendas

Jaqueline Hatamoto

É comum ver os moradores de Primavera do Leste reclamando do atendimento dos profissionais de vendas da cidade. Muitos dizem que preferem comprar em outras cidades ou pela internet, ao entrar em uma loja e ser mal atendido. “Não sei se é só comigo, mas nunca tive sorte em ser bem atendido. Não estou generalizando, mais tem loja que perde de vender por causa do vendedor. Cara fechada, parece que tá lá obrigado”. Disse um morador da cidade após a publicação do link de uma reportagem cujo o título era “Brasil fica em segundo em relação a antipatia de vendedores”, em uma rede social.  A publicação teve mais de 200 comentários, e a maioria das pessoas reclamavam do atendimento.

Segundo dados da Associação Comercial e Empresarial - Aciple de Primavera do Leste, em 2018, 2500 profissionais de vendas passaram por treinamentos oferecidos pela instituição. E de acordo com Ubiratã Ferreira, presidente da associação, novos treinamentos devem ocorrer em 2019, já que o sucesso do empreendimento depende e muito dos vendedores. “A Associação Comercial tem uma grande preocupação em relação ao atendimento, por isso no ano passado foram feitos diversos treinamentos gratuitos. Nós treinamos as pessoas para qualificar esse atendimento local. Vamos continuar no decorrer do ano, com os treinamentos, estamos ai para auxiliar o empresário, pois sabemos que não é fácil ser empresário no Brasil, e Aciple é um braço de apoio ao empresários”, frisou.

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Bira, ressalta que os donos dos estabelecimentos devem se preocupar com atendimento prestado aos seus clientes, caso contrário podem sair perdendo. “Eu costumo dizer que não adianta investir em modernidade, fachada bonita, estacionamento e em produtos de qualidade, e não qualificar os funcionários para atender o consumidor. Pois o funcionário ele precisa da qualificação, senão todo investimento que ele faz é perdido, se ele não se preocupar em fazer um investimento na equipe”, ressaltou.

 

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ATENDIMENTO DE QUALIDADE

Em relação aos comentários de que na cidade as pessoas são mal atendidas, Bira diz que “Acredito que em Primavera tem excelentes vendedores e atendem muito bem, empresas que investem na equipe. Mais é preciso investir sempre, pois senão, as pessoas vão sim sair falando mal e ir até comprar em outra cidade. Mais eu acredito que o atendimento em Primavera é muito bom”.

 Além de presidente da Aciple, Bira é empresário, ele destaca, que o atendimento faz toda a diferença na hora do cliente decidir por comprar ou não o produto. “Como presidente da Aciple e empresário, eu acredito que o atendimento faz toda diferença na hora da pessoa comprar ou não o produto. A gente sabe que muitas pessoas vem nas empresas comprar o produto com muitas dúvidas. Então quando você tem um funcionário capacitado e que entende do produto para esclarecer as dúvidas, com certeza a venda vai acontecer com mais facilidade. Então é essencial ter uma equipe treinada. Ainda mais nos dias de hoje que a disputa pelos clientes é grande. A disputa acontece até pelas redes sociais, já que muitos compram pela internet, pelo celular, não estão nem querendo  ir em loja física. Então o empresário que tem sua empresa aberta ou vai abrir, tem que ter essa preocupação, em fazer um investimento naquele que vai estar ali diante do seu maior patrimônio que é o cliente”.

Bira ressalta ainda, que há empresários que tem medo de investir  em treinamentos e depois perder o funcionário, mais que isso não pode ser um empecilho para deixar de fazer melhorias em sua empresa. “ O bom funcionário é disputado pelas empresas, mas nem por isso eu posso deixar de investir. O empresário tem que se atentar, que a disputa pelo cliente tem aumentado e a exigência do cliente para o bom atendimento é muito grande. O empresário tem que abrir a mente para esse lado também, por isso é importante ter uma equipe treinada, para que o cliente compre,  e caso não compre saia satisfeito e fale bem da empresa para indicar”, finalizou.

Brasil fica em segundo em relação a antipatia de vendedores

Segundo pesquisa realizada com vendedores do mundo todo, o Brasil fica em penúltimo no quesito SIMPATIA.

O primeiro lugar em simpatia ficou com a Irlanda, onde 97% dos vendedores sorriem para os clientes – mesmo antes da abordagem inicial. Grécia e Porto Rico estão empatados na segunda posição, com um percentual de 93%. Já no Brasil os números ficaram abaixo dos 79%.

Países com comportamentos considerados frios, como Inglaterra, Holanda e Suiça, estão bem à nossa frente. O índice de 79% , não pode ser considerado um resultado ruim, porém os pesquisadores fazem a seguinte análise: “A cada 10 clientes que entraram na loja, 2 não foram bem recebidos. Em um dia onde o fluxo é de 100 clientes, 20 deles sairão sem receber um sorriso dos vendedores. Multiplique isso por 30 dias, depois por 12 meses, e verá que esses 21% fazem muita diferença na hora de bater as metas e fechar com saldo positivo.

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