A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza, na próxima terça-feira (25.2) e quarta-feira (26.2), a consulta para conversão para o modelo cívico-militar em 31 escolas estaduais da Capital e do interior.
Os editais de chamamento para a aprovação de conversão das unidades regulares em 26 municípios, para a modalidade cívico-militar, foram publicados no Diário Oficial desta segunda-feira (17.2).
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
As consultas, que ocorrerão das 07h às 19h, são direcionadas aos pais e responsáveis legais pelos estudantes matriculados em cada unidade, além dos alunos maiores de 16 anos matriculados.
Por meio de votação secreta, os participantes poderão manifestar sua opinião sobre a proposta de conversão de cada unidade em modelo de gestão cívico-militar, indicando a opção escolhida entre “Aprovo” e “Não Aprovo”, conforme orientações delineadas no edital.
O resultado de cada escola será apresentado depois do término da votação e divulgado por meio de comunicado afixado na escola, na Diretoria Regional de Educação, bem como nas respectivas redes sociais da Seduc.
O modelo cívico-militar mantém o currículo tradicional da Seduc, com professores responsáveis pelo ensino, enquanto os militares da reserva contribuem para a organização e disciplina das unidades.
"A ampliação de escolas cívico-militares é um anseio da comunidade escolar. Temos solicitações de praticamente todos os municípios. Até o final de 2025, o número deve chegar a 100 unidades, ampliando a oferta de ensino para milhares de jovens mato-grossenses”, apontou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
Confira a lista das escolas que passarão por consultas:
EE Arlindo Estilac Leal (Nova Xavantina)
EE Frei Ambrósio (Cáceres)
EE São Francisco de Assis (Aripuanã)
EE José Pedro Dias (Juara)
EE Leogevildo de Melo (Cuiabá)
EE Pe. Wanir Delfino César (Cuiabá)
EE João Brienne de Camargo (Cuiabá)
EE Alcebíades Calhao (Cuiabá)
EE Historiador Rubens de Mendonça (Cuiabá)
EE Leovegildo de Melo (Cuiabá)
EE Madre Tarcila (Campo Novo do Parecis)
EE Francisca de Souza Alencar (Nova Olímpia)
EE Luiz Frutuoso da Silva (Sapezal)
EE Fernando Leite de Campos (Várzea Grande)
EE 13 de Maio (Porto Alegre do Norte)
EE Hilda Rocha Souza (São Félix do Araguaia)
EE Albert Einstein (Guarantã do Norte)
EE João Ponde de Arruda (Arenápolis)
EE Jardim das Flores (Matupá)
EE Virgilio Correa Filho (Nova Mutum)
EE Renê Barbur (Barra do Bugres)
EE Anisio José Moreira (São José do Rio Claro)
EE Antonio José de Lima (Juscimeira)
EE Cremilda de Oliveira Viana (Primavera do Leste)
EE Cecília |Meireles (Alta Floreesta)
EE João Calixto Bernardes (Rosário Oeste)
EE Cleufa Hubner (Sinop)
EE Enio Pipino (Sinop)
EE Arlete Maria Cappellari (Sorriso)
EE 13 de Maio (Sorriso)
EE Paulo Freire (Primavera do Leste)
EE Vanil Stabilito (Várzea Grande)