Nacional /

Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019, 16h:30

A | A | A

Cientistas fazem funeral e 'lápide' para geleira que derreteu na Islândia

arrow-options Reprodução/Twitter/Gurratan Singh Cientistas fizeram placa com alerta sobre aquecimento global Cientistas e ambientalistas se reuniram...


Imagem de Capa

Planeta

placa arrow-options
Reprodução/Twitter/Gurratan Singh
Cientistas fizeram placa com alerta sobre aquecimento global

Cientistas e ambientalistas se reuniram nesse domingo (18) no topo de geleira Okjökull, na Islândia, para lamentar o desaparecimento da área de gelo, que derreteu por conta do aquecimento global. A geleira foi declarada “morta” em 2014.

Leia também: Círculo Polar Ártico registra recorde de temperatura com 34,8ºC

Um mapa geológico de 1901 estimava que a geleira Okjökull ocupava uma área de 38 quilômetros quadrados. Em 1978, fotografias aéreas mostraram que a geleira havia diminuído para três quilômetros quadrados. Hoje, ela ocupa menos de um quilômetro quadrado.

A foto abaixo mostra a geleira em 1986 e hoje, em 2019. A imagem de 1986 mostra uma área branca sólida, ao norte da cratera cheia de neve. Também é possível ver neve nas bordas da geleira. Em agosto de 2019, restam apenas alguns trechos esparsos de gelo fino. Segundo a Nasa , as pequenas áreas na cor azul são de água derretida pela massa de ar quente que atingiu a Islândia e se moveu da Europa para a Groenlândia no final de julho.

geleira arrow-options
Reprodução/Nasa
A geleira de Okjökull, na Islândia, em 1986 e 2019



Leia também: Cientistas fazem alerta sobre 'chuva' de microplástico no Ártico

De acordo com a agência espacial americana, o desaparecimento da geleira não é apenas uma questão de diminuição de área. Os glaciares se formam a partir de neve que se compacta em gelo com o tempo. O gelo então “escorrega” para baixo, por causa de seu próprio peso. A geleira Okjökull ficou tão pouco espessa que ela não tem mais massa para escoar. De acordo com algumas definições, uma geleira estagnada é uma geleira morta.

A geleira de Okjökull, também conhecida apenas por “Ok”, fazia parte do conjunto Langjökull, um dos oito grupos de glaciares da Islândia . O gelo cobre cerca de 10% da superfície da ilha, fazendo dela uma parte integral da paisagem. A perda de gelo pode afetar uma gama de aspectos da vida na Islândia, podendo impactar nos recursos aquáticos, infraestrutura e até na elevação do solo, já que ele vai se apoiar em uma massa mais leve de gelo.

Leia também: Julho de 2019 foi o mês mais quente dos últimos 140 anos, diz agência

Uma placa foi instalada na área onde ficava a geleira com uma “carta para o futuro”. A mensagem diz: “Ok é a primeira geleira a perder esse status na Islândia. Nós próximos 200 anos, todas as nossas geleiras seguirão esse caminho. Esse monumento é para reconhecer que sabemos o que está acontecendo e o que precisa ser feito. Só vocês saberão se fizemos.”

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.