Por:
Victor Bianchin
Foto-Univers-Simu.com
Há décadas estamos criando motores a combustão mais eficientes, mas sempre com os mesmos princípios básicos. Agora, uma startup espanhola tem uma ideia radicalmente diferente: um motor projetado do zero para os híbridos do futuro. Ele se chama e-REX e já chamou a atenção de dois gigantes: Renault e Geely.
E agora começam os testes para ver se o prometido "motor revolucionário espanhol" se tornará o coração dos novos carros eletrificados.
O e-REX
Juan Garrido Requena é engenheiro e cofundador da INNengine. Em 2020, ele postou em seu canal no YouTube um vídeo com um título chamativo: "e-REX: o verdadeiro motor para autonomia estendida". Nele, ele compartilhava sua visão para a criação de um motor a combustão que revolucionaria a mobilidade híbrida.
Um motor assim deveria ser compacto, leve, sem vibrações ou ruídos notáveis e, além disso, eficiente. O e-REX atendia a essas condições e Garrido afirmava que era o primeiro projetado especificamente para os carros do futuro, já que os motores dos híbridos de então, e os de agora, eram modificações de motores de combustão tradicionais.
A chave do e-REX não está apenas em seu tamanho e peso de cerca de 35 quilos, mas na potência. É um motor de um tempo que, segundo Garrido, é duas vezes mais potente que um motor de dois tempos e quatro vezes mais potente que um de quatro tempos. O consumo é baixo, assim como as emissões de CO₂ e NOx, e ele é comparável em potência a um motor de quatro tempos de 2.000 cc.