DA REDAÇÃO
O advogado Thiago Marcos Barbosa de Carvalho, sobrinho do governador do Tocantins Wanderlei Castro (Republicanos), foi preso pela Polícia Federal no âmbito da Operação Sisamnes, deflagrada nesta terça-feira (18).
Essa é a terceira fase da operação, que teve início após a apreensão do celular do advogado Roberto Zampieri, morto a tiros em frente ao seu escritório em Cuiabá, em dezembro de 2023.
Thiago de Carvalho, além de advogado, é assessor jurídico do Ministério Público do Tocantins (MPTO) e atua no gabinete do procurador de Justiça Ricardo Vicente da Silva, que foi alvo de buscas. Os mandados foram autorizados pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
As informações são do UOL.
A operação tem o objetivo de investigar crimes de obstrução de Justiça, violação do sigilo funcional e corrupção ativa e passiva.
A partir de mensagens encontradas no celular do advogado mato-grossense, a Polícia Federal apurou “uma rede clandestina de monitoramento, comércio e repasse de informações sigilosas sobre o andamento de investigações sensíveis supervisionadas pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), frustrando, assim, a efetividade das deflagrações das operações policiais”.
Além do mandado de prisão, a Sisamnes cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em Tocantins medidas de afastamento das funções públicas, proibição de contato e saída do país, e recolhimento de passaportes.
O governador do estado não está entre os alvos.
Operação Sisamnes
Na primeira fase da Operação Sisamnes, deflagrada em novembro do ano passado, a PF cumpriu um mandado de prisão preventiva contra o lobista Andreson Gonçalves e 23 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso, Pernambuco e no Distrito Federal.
Entre os alvos estavam os desembargadores Sebastião de Moraes e João Ferreira Filho, que passaram a ser monitorados por tornozeleiras eletrônicas.
Já a segunda fase foi deflagrada em dezembro, com o objetivo de investigar o crime de lavagem de dinheiro decorrente do esquema de venda de decisões judiciais.
Leia mais sobre o assunto:
Celular de advogado morto em MT gera nova ação da PF no TO
Operação afasta servidores e bloqueia imóveis de magistrado
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).