Por:
Luiza Miranda
Foto-F5 UOL
Jojo Todynho não perdeu a oportunidade de alfinetar o Ministério da Saúde após a pasta federal responder a críticas feitas pela influencer sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). A ex-funkeira não apenas ironizou a resposta, mas também criticou a postura do órgão.
Em um vídeo postado nas redes sociais, Jojo debochou da reação do Ministério da Saúde: "Doeu tanto assim que precisou de pronunciamento? A verdade não mata, mas ela dói, dói e é uma delícia quando dói. Que mico foi esse, hein? Adorei. Um beijo para vocês com muito amor", declarou, fazendo referência ao trocadilho com a sua canção "Que Tiro Foi Esse?".
A crítica se intensificou quando Jojo afirmou que o ministério deveria focar em questões mais urgentes e não se envolver em polêmicas da internet. "Mico é ver um órgão que deveria cuidar da vida das pessoas se metendo em shade da internet enquanto tem paciente morrendo na fila por falta de atendimento. Mico é brincar de marketing enquanto falta remédio no posto, falta médico no hospital e sobra denúncia de desvio de verba", disse.
Início da polêmica
A polêmica começou quando, na última semana, Jojo criticou abertamente o SUS em um vídeo. Ela afirmou que "só defende o SUS quem tem plano de saúde e não precisa usá-lo". "O SUS é o maior sistema integrado de saúde gratuito, que é lindo no papel. Projeto magnífico. Diga para mim, ele funciona? Não", disparou a influencer.
O Ministério da Saúde respondeu com um tom irônico, utilizando o bordão de Jojo, "Que mico foi esse?", e fez um trocadilho com o nome da influenciadora. O órgão também rebateu as acusações de Jojo, dizendo que sua afirmação estava "todinha errada" e ressaltou que o SUS é bem avaliado por quem o utiliza. "Na prática, mesmo quem tem plano de saúde usa o SUS", alegou o Ministério. Além disso, o governo destacou a importância do SUS na saúde pública, mencionando exemplos do uso diário, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), doação de sangue e vacinas.