26 de Abril de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Segunda-feira, 27 de Julho de 2020, 06:30 - A | A

Segunda-feira, 27 de Julho de 2020, 06h:30 - A | A

INCÊNDIOS

Incêndios atingem lavouras e preocupam agricultores na região de Campo Verde

Os militares do Corpo de Bombeiros lembraram que o material que sobra das colheitas é muito inflamável

Da Redação

Os incêndios já começaram a preocupar tanto os produtores rurais, quanto o Corpo de Bombeiros de Campo Verde.  Na semana passada foram registradas cinco ocorrências em propriedades rurais. A combinação de temperatura alta e baixa umidade do ar, aliada ao vento em alguns horários, com muito material para combustão, é o cenário perfeito para o fogo tomar conta.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

De acordo com os bombeiros, as lavouras da Fazenda Paraíso e da Fazenda Rio Manso pegaram fogo por causa das palhadas de milho. Os próprios funcionários, usando caminhão pipa, começaram a combater as chamas até a chegada dos militares. A equipe da 11ª CIBM então assumiu o combate às chamas que atingiam a palhada de milho utilizando o soprador e também gerenciando e orientando os funcionários das fazendas sobre como deveriam utilizar os maquinários sem causar algum acidente com as máquinas. Uma das fazendas teve a palhada de milho queimada e outra que perdeu parte da plantação de milho. “Nós fomos até o local para realizar mais um trabalho orientativo, o pessoal das fazendas já possui uma estrutura para este tipo de combate nesta época do ano, com tratores, grades, caminhões pipa, então nosso trabalho é realmente de ir até o local e tentar direcionar na melhor maneira de se aplicar esses equipamentos no combate ao fogo”, explicou o sargento Tadeu.

Após o combate, a guarnição permaneceu no local para monitoramento e depois retornou à base para logo em seguida dar apoio em outra ocorrência.

A outra ocorrência atingiu três propriedades próximo a região do Gardez, o fogo foi também na palhada de milho. Os focos foram controlados com sucesso e equipe realizou o monitoramento com a finalidade de evitar novas reignições. Para este combate utilizou-se de mochilas costais e abafadores, além de caminhões pipa e outros maquinários cedidos pelos proprietários de fazendas vizinhas.

Os militares do Corpo de Bombeiros lembraram que o material que sobra das colheitas é muito inflamável e que qualquer fagulha pode ser o início de um incêndio grave por isso orientam o máximo de cuidados até mesmo dos funcionários dos locais, também da população em geral, que pode contribuir não jogando lixo às margens das estradas, muito menos bitucas de cigarro ou outros materiais que possam gerar combustão.  

No domingo (19), uma colheitadeira pegou fogo em uma fazenda que fica ao lado da zona urbana do município de Campo Verde, próximo ao Bairro Grennville II. O equipamento foi perdido, porém com o auxílio do Corpo de Bombeiros, eles evitaram que o fogo se espalhasse pela plantação de milho.

 

OUTRO INCÊNDIO

Um homem colocou fogo no carro no início da semana passada, depois de uma discussão com a mulher. Enfurecido, ele colocou fogo no carro e ameaçou atear fogo também na casa onde vivia com a esposa, mas foi contido. Os militares do Corpo de Bombeiros tiveram trabalho para conter as chamas, que consumiu totalmente o veículo, porém não se espalhou pelas proximidades.

Álbum de fotos

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]